Desfile cívico leva emoção e patriotismo aos itupevenses

Por em 7 de setembro de 2018
Jornal de Itupeva

A população de Itupeva acolheu mais uma vez com grande emoção o desfile cívico de 7 de setembro, em homenagem à independência do Brasil. Nas calçadas, janelas e até no ar os itupevenses demonstraram todo o carinho pelas apresentações de quase 4 mil integrantes do desfile. Além deles, de acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM), durante todo o evento, pelo menos 6 mil pessoas passaram pelo local do desfile.

“As apresentações foram perfeitas! Imagino como deve ser a rotina de ensaio e a expectativa de todos para a apresentação na avenida. Todo esforço valeu muito a pena, pois a população aplaudiu muito o desfile. Os jovens, principalmente, demonstraram muito patriotismo”, comentou o prefeito Marcão Marchi que, ao lado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Dani Marchi, abriu o desfile pontualmente às 9h, com o hasteamento das bandeiras (o vice-prefeito Alexandre Mustafa e o presidente da Câmara Municipal, Eri Campos, também participaram deste ato).

Os soldados do 12º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha) foram os primeiros a se apresentar na avenida. Na sequência, os guardas marcharam sob a escolta de motos, viaturas de patrulhamento comunitário, da Patrulha Rural e do Canil da GCM – que tem como estrela o K9 Max.

Desfilaram também a Fanfarra CCI Antônio de Freitas Oliveira, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Grupos Cascata Pequena e Reviver, Grupo Escoteiro de Itupeva, Associação Subaru de Karatê, Fanfarra Escola José Poli, Colégio Trevo, Fanfarra Colégio Objetivo junto com alunos da escola, Troupe da Casa da Cultura, Cia Interativa de Arte Popular, Fanfarra da Escola Laerte Retondo, alunos e professores das modalidades esportivas da Secretaria de Esportes e Lazer, Grupo Desbravadores, Fanfarra Escola Manoel Faixa e Balizas, Banda Soka Gakkai Internacional, Associação Kenkô de Karatê, Fanfarra da Escola Padre Anchieta junto com alunos e Eco Fanfarra da Escola Integral do Jardim Vitória.

Escolas municipais – Com o tema “Itupeva e suas belezas: natureza e desenvolvimento”, estudantes da rede municipal de ensino representaram o trabalho executado nas unidades escolares da Prefeitura.

“Tivemos uma participação muito consistente dos alunos e familiares. Itupeva está de parabéns pois mostrou um resgate da cidadania, um amor à pátria e que se respeita”, afirmou Fábio Andrade, secretário de Educação e Cultura.

“É um prazer muito grande participar do desfile, que significa a retomada do dever cívico e do patriotismo. Com isso, estamos mostrando para nossas crianças a importância desta data”, ressaltou a professora Deise Marques da Silva Simão, coordenadora pedagógica da Emefei Professora Maria Stela Izzo.

“É muito gratificante ver que as crianças querem participar deste momento, fortalecendo e resgatando o patriotismo num momento delicado que vive o País”, disse Robervone da Nóbrega Rocha, mãe da Heloísa, aluna da Emef Professora Thereza Angelina Lourençon.

“Definitivamente, o Brasil passa por um momento que a falta de patriotismo vem de um passado recente e não estamos mais conseguindo passar isso para as crianças. Por isso precisamos mostrar em casa e na escola o valor que este ato cívico representa para uma nação”, falou o empresário Luiz Gasparin.

Participaram do desfile a secretária de Saúde, Lúcia Checchinato; o secretário de Habitação, Obras e Urbanismo, Bruno Panzolini Gonçales; o secretário de Agricultura e Turismo, Marcos Brunholi; o secretário de Educação e Cultura, Fábio Andrade; o secretário de Esportes e Lazer, Robinson Toledo; o secretário de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, Renato Gonçalves; o secretário de Defesa Civil, Marco Randa; a secretária de Desenvolvimento Social, Aline Alves; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Márcia Mendes Villegas; o ouvidor do município, Danilo Pezenti; e o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), José Augusto Gonçalves Alves.

Em breve novas fotos