Vacinação antirrábica terá ação especial no Parque

Por em 17 de outubro de 2018
Jornal de Itupeva

Após dois meses de vacinação antirrábica gratuita para cães e gatos, a Prefeitura de Itupeva promove neste domingo (21), das 9h às 14h no Parque da Cidade, a última mobilização deste ano. Até o momento já foram vacinados mais de 8 mil animais, tanto na área rural quanto na urbana.

“Começamos a vacinação na metade do mês de agosto e até agora já estão imunes mais de 8 mil animais, um número que ultrapassou a nossas expectativa”, comentou a secretária de Saúde, Lucia Checchinato.

O serviço de vacinação é gratuito e o proprietário precisa transportar o animal de forma adequada: cães na coleira e guia e gatos em caixas de transporte apropriadas (ou similar) para evitar fugas e incidentes. Todos os animais vacinados recebem um comprovante de vacinação.

“Fizemos um planejamento e conseguimos atingir a nossa meta, inclusive já ultrapassamos este número. Começamos com o trabalho de bairro em bairro, no qual uma equipe ficava em postos itinerantes e a outra equipe fazia o casa a casa. Depois  fizemos as vacinações agendadas para as pessoas que não conseguiram imunizarem seus animais”, disse Gilmara Breda, gerente da UVZ.

A raiva é uma doença viral contagiosa que pode afetar animais (mamíferos) com quase 100% mortalidade e pode ser transmitida ao homem por meio do contato com a saliva de um animal doente, principalmente na mordida. Para prevenir a população e seus animais domésticos, a melhor forma de controle da doença é vacinar os animais.

Para mais informações, é necessário entrar em contato com o departamento pelo telefone 4591-8527.