Como funciona o disque denúncia 181?

Por em 12 de novembro de 2018
Jornal de Itupeva

Os índices de violência não param de crescer e ultimamente chegou a um ponto alarmante, que vem preocupando as autoridades.  Além da ocorrência de crimes ter se banalizado no cotidiano das cidades, a cada dia está mais difícil para a polícia investigar, identificar e prender os suspeitos.

De acordo com a polícia federal, 96% dos inquéritos policiais são ineficientes. Mas a grande questão é: o que você, cidadão de bem, pode fazer para auxiliar a polícia a repreender o crime, de forma preventiva e combativa?

Sempre que souber de alguma prática criminosa, ou suspeitar que ela ocorra, ligue para o disque denúncia. Telefone 181. Ou denuncie pelo site: http://www.ssp.sp.gov.br/SERVICOS/denuncias.

O disque denúncia garante o sigilo absoluto do denunciante, que pode delatar todos os tipos criminosos, assim como policiais corruptos.

Essa denúncia gera um protocolo. Com esse dado, as polícias civil e militar têm 15 dias para averiguar as informações prestadas, muitas vezes inclusive tirando fotos do local suspeito.

A denúncia anônima tem tamanha importância que sua diligência passa na frente de todos os inquéritos em trâmite na delegacia. O prazo de 15 dias é fatal e sempre respeitado, conforme relatam as autoridades.

Quanto maior o número de informações, características e dados que o denunciante passar, maiores serão as chances de a polícia solucionar o crime.

Portanto, é muito importante o denunciante informar características físicas do suspeito, suas vestimentas, local onde se encontra, enfim, tudo que souber sobre o meliante.

É fato que a população pode e deve continuar se queixando e reclamando da violência, mas também pode auxiliar as autoridades a solucionarem os crimes e, juntos, buscar viver em uma sociedade melhor. A escolha é sua.