Agricultores participam de Encontro no Circuito das Frutas

Por em 13 de novembro de 2018
Agricultores participam de Encontro sobre o Desenvolvimento Territorial no Circuito das Frutas

Agricultores das 10 cidades que fazem parte do Circuito das Frutas, participaram nos dias 25 e 26 de outubro, na Embrapa Territorial em Campinas, de um Encontro sobre o Desenvolvimento Territorial  no Circuito das Frutas.

O objetivo do Encontro foi o de apresentar os resultados de um projeto iniciado em 2014, onde através de trabalho de pesquisa nas propriedades, colocar em pratica tecnologias e incentivo para melhorias na agricultura familiar.

O motivo dos estudos da Embrapa Territorial foi a constatação da drástica perda, na ultima década, de áreas agricultáveis nestas cidades, devido os altos custos para o agricultor e o avanço desenfreado da especulação imobiliária.

No período 2014/18 as propriedades foram sendo visitadas, feito coleta de materiais, encontros envolvendo os agricultores, de modo especial os jovens, no objetivo de tecnicamente melhorar a produção, diminuir custos e incentivar o trabalho agrícola.

As propriedades do Circuito produzem uvas, citros, caqui, goiaba, morango, figo, pêssego, banana, abacate, ameixa, manga, maracujá, acerola,  romã e seriguela. Já em estudo e plantação nos pomares de novos tipos de  frutas vermelhas como a amora, pitaia, mirtilo e outras.

Com o apoio técnico e orientações sobre o solo, houve estimulo para a produção orgânica onde em torno de 44 propriedades já certificadas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Com registro de 25 tipos de frutas orgânicas.

No Encontro realizado nos dias 25 e 26, além da apresentação dos resultados obtidos na pesquisa, surgiram novas propostas como agregar valor na produção agrícola através de marca coletiva, diminuição dos custos com fertilizantes, inseticidas e herbicidas, desenvolvimento de agro-ecologia e novas áreas de produção.

Foram momentos de muita informação, de conhecimentos como o de novos tipos de abelhas para a polinização de muitas culturas. Toda a tecnologia disponibilizada pela Embrapa e a certeza da importância do trabalho agrícola no mundo,  É isso!

Reinaldo Oliveira