5 fatos sobre o câncer de próstata que você não sabia

Por em 14 de novembro de 2018
5 fatos sobre o câncer de próstata que você não sabia

64% dos usuários que votaram em pergunta do aplicativo Quinto não se previnem contra o câncer. Conheça o resultado de outras questões relacionadas à saúde.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgou um dado afirmando que 68 mil brasileiros devem sofrer de câncer de próstata entre 2018 e 2019. O número elevado faz com que este tipo de doença seja uma das mais comuns entre homens no país. Um dado revelado pelo aplicativo de votação Quinto preocupa ainda mais: 64% dos usuários que votaram na pergunta disseram que não se previnem contra o câncer. Quando questionados sobre o exame de toque, 82% responderam SIM sobre ainda ser um tabu e uma barreira no combate à doença. O resultado das pesquisas é parcial e foi extraído do aplicativo nesta terça-feira (13). As perguntas continuam abertas e disponíveis para usuários votarem e debaterem.

Buscando mudar a realidade das pesquisas apresentadas pelo Quinto e pelo Inca, o urologista Alex Meller, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), deu algumas dicas de como prevenir o câncer e falou sobre alguns fatos que provavelmente você não sabia sobre a doença.

1.       Sem sintomas!
Alex disse que o câncer de próstata não apresenta sintomas e, raramente, quando isso acontece, o tumor já está em estado grave. Ele citou dificuldade de urinar e dores fortes na bexiga – por conta do tamanho do tumor. Fique atento!

2.       Tabu desnecessário
O exame de toque, um dos mais eficazes na hora de detectar o tumor no paciente, ainda é um tabu. O urologista contou ao Quinto que as mulheres – sim, as mulheres – são as que tomam a iniciativa e convencem os homens a passarem pela consulta.

3.       Alguém da família já teve?
O médico Alex afirmou que se o homem tiver alguém da família – principalmente do lado paterno – que tenha tido o câncer de próstata, deve começar a fazer o check-up a partir dos 45 anos. Se não teve, pode começar a visitar o médico a partir dos 50.

4.       Tem colesterol alto? Cuidado!
Pouquíssima gente sabe, mas manter o colesterol estabilizado pode ajudar a prevenir o câncer na próstata, sim! Inclusive, o urologista Alex afirmou que pacientes que têm o câncer e mantêm o colesterol controlado tem uma diminuição considerável na gravidade do câncer.

5.       Essa você não sabia!
O sexo pode diminuir as chances do homem ser uma das 68 mil vítimas da doença. É o que ressalta o médico urologista Alex Meller. Ele explica que, apesar de a eficácia do sexo não ser totalmente comprovada, esse é o tipo de terapia que não há contraindicação! Então, não custa tentar!

O que os usuários do Quinto votam quando o tema é saúde?
Um dado interessante dos netos e netas presentes no Quinto é que 53% deles acham que vão viver mais que os avós – atualmente a expectativa de vida do Brasil é de  75 anos. Já quando questionados sobre planos de saúde, 86% das pessoas que votaram afirmaram que o valor cobrado não é compatível com os serviços oferecidos pelas operadoras. Ainda dentro do tema, 48% das pessoas que votaram na pergunta acreditam que a ciência vai conseguir barrar o envelhecimento. Será mesmo?

Todo o conteúdo do aplicativo é gerenciado pela jornalista e diretora de conteúdo Bianca Celoto. “O Quinto é uma rede diferente. Todo o conteúdo é criado por jornalistas internos para que a pessoa compreenda o assunto e consiga opinar”, diz. Ao todo, são 11 categorias onde os usuários podem votar.

O nome da plataforma tem relação com o “quinto poder”. Depois dos quatro poderes constituídos, sendo os três oficiais, Executivo, Legislativo e Judiciário; e o quarto não oficial, a Mídia; temos o quinto poder, a voz da população sendo permanentemente ouvida em tempo real.

Segurança de dados e livre de publicidade
O CEO do aplicativo, André Bastos, afirmou que o objetivo da rede social é ouvir a opinião da população sobre todos os assuntos. Segundo ele, com o voto será possível construir opiniões coletivas para mudanças sociais e, à medida que a quantidade de usuários for crescendo, essas respostas terão que ser ouvidas e respeitadas por quem está em alguma posição de poder.

Além da garantia de neutralidade e credibilidade do conteúdo, o app também é diferente porque o usuário não sofre a interferência de anúncios enquanto usa o aplicativo. “O Quinto ainda garante a proteção e não comercialização dos dados individuais dos usuários”, completa Bruno Alves, diretor de Operações.