Encontro de Corais reúne mais de 100 vozes em Itupeva

Por em 26 de novembro de 2018
Encontro de Corais reúne mais de 100 vozes em concerto gratuito em Itupeva

Diversos grupos musicais de Itupeva, Jundiaí, São Paulo, Paulínia e região se apresentaram na igreja Matriz de São Sebastião, na noite deste sábado, dia 24 de novembro, no 14º Encontro de Corais de Itupeva, evento que desde 1996 é organizado e realizado pelo “Centro Cultural Fruto Musical”. Segundo a diretora e regente, Margarete Campos, o objetivo do Encontro é incentivar a cultura, apresentando um desempenho com conteúdo de alto patamar, por meio de artistas que, unidos, apresentam um grande espetáculo gratuito na cidade.

O repertório apresentado na noite deste sábado foi eclético, sendo: sacro, erudito, popular, clássico, brasileiro/internacional, cênico e com ampla diversidade rítmica. O professor Juca Mota foi o mestre de cerimônia e fez a apresentação dos corais, que iniciaram a apresentação musical por volta de 19h45.

Como tradição, o Centro Cultural Fruto Musical prepara sempre uma atração musical cênica para abrir o evento e este ano não foi diferente, sendo encenado um dos contos de fadas mais populares do mundo: o musical ‘A Bela e a Fera’, que  também já fez história no cinema. O clássico de 1946 é considerado por muitos um dos mais belos longas-metragens já feitos. Protagonizaram a apresentação Miriã Campos, no papel da Bela, e Léo Andrews, como a Fera.

Na sequência se apresentou o Coral FATI (Faculdade Aberta para a Terceira Idade), sob o comando do maestro André Minutti. As músicas interpretadas foram: Dona Maria, de Thiago Brava e Lucas Thiago; Ciribiribin; e O Mio Babbino Caro, trecho da Ópera Gianni Schicchi de Giacomo Puccini.

A Orquestra de Cordas Querubins de Betel, veio da cidade de Paulínia e executou uma exímia apresentação de cordas. Composta por 15 violinistas, todos crianças e adolescentes moradores das cidades de Paulínia, Campinas e Sumaré, a orquestra nasceu no ano de 2012 é até hoje é coordenada pelo seu fundador e regente, Paulo Rocco. Em Itupeva, a orquestra apresentou o “Canto do Pagé”, de Heitor Villa-Lobos; Eleanor Rigby, de Lennon e McCartney; William Tell Overture, de Gioachhinno Rossini; todas com a regência de Paulo Rocco.

O terceiro grupo a se apresentar foi o de Ballet Clássico Fruto Musical, com a coreografia “A Dança dos Sapos”, de Margarete Campos e Miriã Campos.

O Coral Vox Encanto, da cidade de Jundiaí, foi outro que deixou sua marca cravada na cidade de Itupeva, com uma apresentação musical digna de muitos aplausos. Sob a regência de Leandro Toledo, o grupo cantou e encantou, com as músicas I’ll be there; Gloria in Excelsis Deo; Age of Aquarius e a brasileiríssima, Tempos Modernos, de Lulu Santos.

A Orquestra Caipira Violão e Viola do Projeto Fruto Musical também encantou o público. Junto ao Coral Pequenos Cantores, Coral Pequenos Cantores e Madrigal Fruto Musical foi apresentada a música “Comitiva Esperança”, na versão de Almir Sater.

O Coral do Conservatório Orpheus veio de Pinheiros, em São Paulo, e também contribuiu com o sucesso do 14º Encontro de Corais de Itupeva. Segundo a regente, Karen Lynn, o Coral do Conservatório Orpheus começou como um pequeno coral de natal, composto por alunos, pais e amigos e hoje, 4 anos após sua formação, mantém praticamente a mesma formação, raridade em coros, com divisão de vozes em baixo, tenor, contralto e soprano, com repertório composto por músicas brasileiras e estrangeiras, em vários idiomas, ritmos e estilos. “Hoje nós somos uma família”, disse Karen.

Na sequência, o Grupo Vocal Harmonia, de São Paulo, interpretou um destacado e elogiado repertório que remete às nossas origens de brasilidade. Entre as músicas apresentadas estavam Mucuripe, de Fagner e Belchior; Correnteza, de Tom Jobim; Marambaia, de Henricão e Rubens Campos; e o clássico Águas de Março, de Tom Jobim. A regente do grupo é Lydia de Godau Pereira.

O Madrigal Solfeggietto, sob regência do preparador vocal e regente André Minutti, encerrou o evento com chave de ouro. O grupo interpretou Oração de São Francisco, do início do século XX; Você não me ensinou a te esquecer, de Fernando Mendes; e Maria Solidária, de Milton Nascimento e Fernando Brant. Todas as peças contaram com arranjo e regência de André Minutti.

Por fim, muitos aplausos e homenagens aos artistas e às organizadoras e produtoras do evento, Margarete e Miriã Campos.

No próximo dia 1º de dezembro, o Centro Cultura Fruto Musical irá apresentar seu “Concerto de Natal”, com início às 17 horas. O Centro Cultural Fruto Musical fica localizado à avenida Brasil, 801 – Centro – Itupeva/SP. O site oficial é o: www.frutomusical.blogspot.com.br