Seminário do IAC/CEA falou sobre Gestão Agroambiental das Águas

Por em 14 de dezembro de 2018
Seminário do IAC/CEA falou sobre Gestão Agroambiental das Águas

O Instituto Agronômico Campinas (IAC) e o Centro de Engenharia e Automação (CEA), promoveram no dia 11 de dezembro, em sua sede na Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto,  km 65 em Jundiaí, o  Seminário Agroambiental de Águas.

Promovido pelo professor Afonso Peche Filho,  com apoio da equipe do IAC/CEA, reuniu profissionais das ciências agrárias, agricultores e demais pessoas da sociedade civil organizada.
De acordo com informações do professor, o objetivo do Seminário foi o de difundir/compartilhar resultados obtidos na execução de projetos relacionados com atribuições institucionais de gerar e transferir ciência com responsabilidade ambiental, visando o desenvolvimento socioeconômico.

Também a gestão agroambiental está ligada a fatores ecológicos, limnologia – que é o estudo das reações funcionais e produtividade das comunidades bióticas, da hidrografia, da hidtologia e mosaico hidrológico.
Da programação constaram os seguintes painéis: a propriedade agrícola inserida no ciclo hidrológico, elementos de mecanização na gestão hidrológica, relação máquina/solo/água, inventário de águas em áreas de proteção, em áreas de produção e de bacias hidrológicas, subsídios para estão compartilhada de bacias  e praticas e de proteção e controle de águas.

O Seminário foi um momento importante de reencontro de profissionais de diversas regiões do Estado, atuantes em áreas agroambientais.  A contribuição/acréscimos dos participantes sobre os painéis apresentados  formou  um mosaico de informações  com emprego das recentes pesquisas, enriquecendo a partilha dos conhecimentos.

No final do Seminário a coordenação agradeceu a presença de todos, informando que o material apresentado será enviado a todos, e que outros encontros temáticos estão previstos  na programação  do IAC/CEA.

Reinaldo Oliveira