Escoteiro de Itupeva é credenciado pela SIWA

Por em 3 de janeiro de 2019
Escoteiro de Itupeva é credenciado pela SIWA

Uma das maiores Associações de Sobrevivência do mundo, a Survival Instructors World Association, credenciada pela ONU – Organização das Nações Unidas – e registrada pelo Governo da Espanha, certificou o escoteiro de Itupeva, Luiz Carlos Izzo Junior, como sobrevivencialista Nível Operador – Level I SIWA START.

Os cursos níveis básico e intermediário foram realizados entre novembro e dezembro, na Serra da Cantareira, reconhecida como a maior floresta urbana do mundo e ministrados pela Via Radical Brasil, empresa credenciada pela SIWA e coordenada no Brasil pelo coronel do Exército Brasileiro, Marcelo Montibeller Borges, especialista em cursos de sobrevivência, com treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial.

O escoteiro Luiz Carlos obteve êxito em todos os módulos de sobrevivência e aprimorou técnicas de obtenção de fogo e água, nós e amarrações, resgate em matas, orientação, além de técnicas especiais de caça e preparo de alimentos na selva, navegação terrestre (cartas topográficas e coordenadas), estudo e análise do terreno, identificação de pegadas e de interpretação de indícios de presença humana, armas primitivas de arremesso, tratamento com indígenas, alfabeto fonético internacional, técnicas de tiros para caçador e armas de pressão com utilização de luneta de longo alcance, tiro instintivo, transposição e travessias por cordas, além de aulas de psicologia da sobrevivência, aprestamento individual e liderança de pequenos grupos.

Luiz Carlos Izzo Junior já tem seu terceiro desafio agendado para o final do mês de fevereiro, na represa do França, em Juquitiba, quando fará o curso nível Avançado que tem como prioridade, além da sobrevivência em mata, a orientação em navegação, condução de embarcações (diurna e noturna), construção de balsa com materiais naturais e mergulho.

Escoteiro busca aprimorar sua experiência

Quem se aventura em trilhas pela mata sabe bem que, além de coragem para encarar essas atividades, precisa estar bem preparado para enfrentar obstáculos e desafios. É de suma importância saber como se portar em situações adversas, principalmente ao se deparar com situações de fome, frio ou sede em ambientes naturais, quando algumas técnicas são fundamentais para sobreviver até a chegada do socorro. E é essa experiência e aprimoramento que busca o integrante do Grupo Escoteiro Itupeva.

O sargento reservista do Exército, Luiz Carlos Izzo, pai do escoteiro, concluiu o nível avançado com a VRB e é o principal incentivador e vem acompanhando o filho sem seus cursos de sobrevivência.

“Tenho experiência em técnicas de sobrevivência, adquiridas em 6 anos de vida militar como sargento do exército e também como integrante do Pelotão de Operações Especiais, mas com a Via Radical Brasil obtive técnicas que eu nunca havia aprendido. Como montanhista, busco aprimorar essas técnicas, que não são importantes só para quem pratica esportes de aventura, mas a todos, já que podemos enfrentar situações críticas e adversas em nosso dia-a-dia e como defesa usamos aquilo que temos de conhecimento, por isso, estes ensinamentos podem e fazem muita diferença em uma situação de emergência”, finaliza Izzo.

Prova de Amizade
Ao final do curso, como prova de amizade, Luiz Carlos Izzo Junior presentou o coronel Montibeller com o lenço do Grupo Escoteiro Itupeva, que leva as cores da bandeira de Itupeva e é umas das peças mais importantes do uniforme escoteiro. O Grupo Escoteiro Itupeva atualmente é presidido pela chefe Mônica Santo de Lima Pires e tem sua sede no Parque da Cidade, em Itupeva/SP.

SIWA
A Survivor Instructors World Association é uma organização internacional que visa profissionalizar a sobrevivência através de normas padronizadas, criando uma rede de instrutores com amplo conhecimento e experiência comprovada, capaz de transmitir seu conhecimento sobre critérios de qualidade que nossa organização tem estabelecido através de códigos fundadores, que constituem o guia ético, deontológico, processual e disciplinar da organização.

A visão da SIWA é profissionalizar a sobrevivência através de padrões, habilidades, experiências, culturas, modos de vida, práticas guerreiras, nomadismo, amplo conhecimento da natureza, geografia, riscos e o desconhecido.

Conheça a VRB
A Via Radical Brasil – VRB – é uma empresa especializada em esportes radicais e consultoria técnica, credenciada pela SIWA – Survival Instructors World Association – e coordenada no Brasil pelo coronel do Exército Brasileiro, Marcelo Montibeller Borges, especialista em cursos de sobrevivência, com treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial.  Está localizada na capital SP desde 2005, atuando de forma estruturada na educação ambiental, na condução dos esportes de aventura e no atendimento corporativo.

A VRB possui uma equipe de instrutores – militares e civis – atentos à evolução dos esportes radicais e de aventura. Seus conhecimentos permeiam as áreas de montanha, selva, matas, ambientes aquáticos, de fácil ou difícil acesso.  Destaca-se nas áreas de resgate em ambientes hostis (mata e altitude), rapel (cursos e descidas), atendimento pré-hospitalar, sobrevivência (adaptação à vida na mata) e navegação terrestre (bússolas, GPS e coordenadas).  A VRB possui bases de campo em Tapiraí, também na Serra da Cantareira, em Juquitiba e em Mairinque.

Site: www.viaradicalbrasil.com
Telefone: (11) 98488-4702
E-mail: audaz_z@hotmail.com