Após fortes chuvas, Defesa Civil orienta população

Por em 4 de janeiro de 2019
Após fortes chuvas, Defesa Civil orienta população

Na tarde dessa quinta (03) Itupeva foi atingida pela primeira grande chuva do ano. Foram 64 mm/cm² em uma hora, sendo 42 mm/cm² de chuva em 20 minutos, número considerado elevado para um curto espaço de tempo.

Até março, estes eventos climáticos estão previstos. Por conta disso, a Defesa Civil informa a população que desde o dia 1º de dezembro vem trabalhando no Plano de Verão, programa do Governo do Estado, e orienta a população como proceder. O Plano Verão segue até dia 31 de março de 2019.

“Nós colhemos dados diariamente e a cada três dias fazemos uma média, que deve permanecer abaixo dos 80 mm/cm². Este resultado mostra se estamos em nível de observação, atenção, alerta ou alerta máximo. Só nesta quinta choveu mais da metade do nível considerado em alerta”, explicou Marco Randa, secretário de Defesa Civil.

As áreas de risco, como os bairros da região da Vila São João, são monitoradas pela Defesa Civil constantemente. Inclusive, há o relacionamento entre o órgão municipal e lideranças de bairros, que transmitem informações necessárias à população.

Para solicitar auxílio, basta entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 4591-8522, das 8h às 17h. Após este horário, aos finais de semana e feriados, é preciso fazer contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.