Escoteiros de Itupeva participam de acampamento em Cabreúva

Por em 20 de abril de 2019
Escoteiros de Itupeva participaram de acampamento em Cabreúva

Cerca de 25 escoteiros de Itupeva realizaram uma atividade bem divertida neste feriado. Acompanhado de oito chefes, o grupo partiu nesta sexta-feira, dia 19, para a cidade de Cabreúva, onde participou de um acampamento de instrução que terminou na tarde deste sábado (20).

O evento reuniu escoteiros com idade superior a 12 anos e contou com inúmeras atividades, entre elas montagem de abrigos e latrinas, transposição por corda (falsa baiana), montagem de fogueira para o preparo de alimentação, exploração em mata fechada, entre outras.

Os chefes acompanharam os jovens no desenvolvimento de cada uma das atividades, principalmente quando acontecia incursão nas matas, e também auxiliaram no preparo das refeições, que tinham como cardápio mateiro batata assada na fogueira, ovos, pão de caçador e arroz.

Segundo o chefe Ivane, integrante do GE Itupeva e também coordenador de Radioescotismo do 16º Distrito Escoteiro de Jundiaí, o escotismo é uma forma de educação não formal que ajuda a desenvolver a autoestima e a liderança. Nos acampamentos os jovens ficam distantes dos pais e podem aprender a resolver problemas sozinhos. “É um aprendizado afetivo, intelectual e social. O objetivo é formar cidadãos responsáveis e o contato com a natureza também desenvolve nos jovens a consciência ambiental”, afirma.

Após dois dias de muitas atividades, os escoteiros desmontaram o acampamento na tarde deste sábado e retornaram para a sede, em Itupeva. Exaustos, porém extremamente satisfeitos e felizes, eles foram recebidos de braços abertos pelos pais e retornaram para suas casas onde, certamente, tomaram um refrescante banho para descansar, muito provavelmente bem mais cedo que em dias normais.

O Grupo Escoteiro Itupeva é presidido pela chefe, Mônica Santos de Lima Pires, e mantém sede no Parque da Cidade de Itupeva, com atividades sempre nas manhãs de sábados.