PM desmantela quadrilha de cargas roubadas em Itupeva

Por em 22 de abril de 2019
PM desmantela quadrilha de cargas roubadas em Itupeva

Na ação, 5 acusados foram presos, um trator, armamento e vários carros roubados foram recuperados.

Uma destacada ação da Polícia Militar de Itupeva, realizada na noite deste domingo, dia 21 de abril, culminou com a prisão de 5 acusados de integrar uma quadrilha de roubos de cargas e veículos que vinha agindo em Itupeva e região. A ação contou com apoio de policiais militares de Jundiaí. Foram presas cinco pessoas, sendo quatro homens e uma mulher. Com eles foram encontrados vários materiais, entre eles eletroeletrônicos, veículos leves, pesados e até uma retro escavadeira avaliada em R$ 150 mil. Todos os  todos os produtos de roubo foram recuperados e apresentados na delegacia para apreensão e devolução aos seus respectivos proprietários.

Acompanhe como foi a ação:
A equipe composta pelos soldados Evandro e Mayumi, ambos do 2º Pelotão de Polícia Militar de Itupeva, realizava patrulhamento ostensivo e preventivo pelo município, juntamente com as demais equipes do município (cabo Souza, soldado Gabriel) além da equipe do sargento Kenji, cabos Silveira e Barbosa, quando receberam uma informação de que em uma chácara localizada na Via Waldomiro Bertassi, no bairro Bom Jardim, estaria sendo usada para armazenamento de produtos ilícitos provenientes de cargas roubadas. Também foi informado que integrantes da quadrilha estariam no local.

Devido as informações terem chegadas de forma superficial e sem as características de veículos e elementos, os policiais tiveram dificuldade na ação, sendo solicitado apoio ao Comando de Força Patrulha, tenente Iuri, que rapidamente se deslocou para a cidade de Itupeva e acompanhado dos policiais de área estudaram a melhor maneira para agir, pois a vida de vários policiais estava em jogo, bem como de terceiros, uma vez que os elementos poderiam estar portando armas longas, com grande probabilidade de troca de tiros.

Com a estratégia organizada para uma rápida ação e com apoio de outras viaturas de Jundiaí, os policiais se deslocaram até a chácara informada e de por meio de uma mata conseguiram acesso ao fundos da propriedade, onde visualizaram alguns veículos que apresentavam queixa de roubo.

Um cerco foi montado na extensão da chácara e em diligencia e varredura pelo local um casal foi detido. No mesmo momento, um veículo Megane entrou no local e, ao perceber a ação policial, empreendeu fuga, porém, foi alcançado e os três ocupantes do carro foram detidos.

No interior da chácara os policiais encontraram dois veículos produtos de roubo, uma máquina retroescavadeira avaliada em R$ 150 mil, três armas artesanais além de diversos eletro eletrônicos e uma geladeira de procedência duvidosa. Diante pesquisa junto ao Sistema Prodesp, da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, ficou constatado que as placas dos veículos haviam sido adulteradas.
Os militares também descobriram que para andar com os veículos roubados, eles costumavam trocar as placas, utilizando de veículos ‘quentes’ para não gerar alertas nos equipamentos OCR instalados nas entradas da cidade, o que facilitava o ir e vir da quadrilha.

Os 5 elementos envolvidos bem como todos os veículos e também material localizado foram apreendidos e apresentados na delegacia, onde a autoridade policial tomou ciência, sendo determinada a apreensão dos produtos e veículos, ratificando a voz de prisão ao envolvidos, que deverão responder pelo crime de receptação e formação de quadrilha.

O setor de inteligência e investigação da Policia Civil de Itupeva vai investigar o caso, uma vez que acreditam que existam outros elementos que integram a quadrilha que, a princípio, é apontada como autora de vários roubos de cargas ocorridos na região nos últimos meses.

Agora, com a prisão desses elementos, acredita-se que o número de roubos de cargas deva diminuir.
Também atuaram no apoio da ocorrência os soldados: Carlos, Campos, Fabio, Galera, Jonatas e Cleverson, bem como o sargento Delgemo, o tenente Begalli e o aspirante Calian.