PERIGO REAL: VRB promove desafio inédito de sobrevivência no Pantanal.

Por em 16 de maio de 2019
VRB promove desafio inédito de sobrevivência no Pantanal

Após a grande repercussão do primeiro desafio de sobrevivência do país, quando 8 participantes foram infiltrados por 4 dias, com apenas 2 itens de sobrevivência, na represa do França, em Juquitiba-SP, a Via Radical Brasil, Cursos e Esportes Radicais, afirma que agora o desafio será ainda mais difícil.

O Desafio Pantanal será realizado entre 6 e 8 de setembro de 2019, com a concentração dos participantes no aeroporto de Cuiabá-MT, de onde seguirão até a região de Poconé, seguindo então pela Transpantaneira até o Rio Claro, área de estacionamento dos grupos.

Acompanhados de especialistas em sobrevivência, os 12 participantes serão infiltrados na maior planície alagada do mundo, o Pantanal norte matogrossense, em meio a animais ferozes e peçonhentos. A exemplo do Desafio Radical de Juquitiba, serão permitidos somente 2 itens a escolha do participante. Todas as atividades serão monitoradas e acompanhadas de perto por instrutores capacitados para atividades de sobrevivência na selva, com a coordenação do coronel do Exército Brasileiro, Marcelo Montibeller Borges, especialista em esportes radicais e instrutor chefe da VRB – Via Radical Brasil.

Inédito no Brasil, o evento consiste em aprimorar e desenvolver técnicas de sobrevivência, testando os conhecimentos e técnicas de vida na mata e bushcraft.

“Esse é um desafio piloto, que nunca foi realizado no Brasil, e que expõe o desafiante a perigos reais, principalmente por conta da presença de animais. Portando apenas 2 itens de sobrevivência, os desafiados deverão montar suas bases às margens do Rio Claro, na região de Poconé, e lá sobreviver por 3 dias”, disse o oficial superior do Exército.

Além da preocupação com a obtenção de água e alimento, o sobrevivente deverá ter todo cuidado quanto à presença e ataque de animais ferozes. Para tanto, deverá construir e proteger seu abrigo com um ‘boma’ (espécie de cerca construída com espinhos e vegetação local). O Pantanal tem uma fauna riquíssima em aves, mamíferos, peixes e insetos. Algumas espécies estão na lista de extinção como a ariranha, a arara azul e o jabuti do cerrado.

“Algumas espécies de animais ferozes são a grande preocupação para nós organizadores do Desafio Pantanal, principalmente os jacarés, que estão presentes em grande número e em praticamente todos os lugares, e a onça, que caçam jacarés para sua alimentação. Portanto, os desafiados estarão cercados de perigos 24 horas por dia”, comenta.

“Logisticamente, a montagem de um evento deste porte envolve um planejamento demorado e minucioso, digno de uma verdadeira guerra. A segurança sempre foi a tônica número um de todos os nossos eventos.

Segurança dos participantes
Segundo o coronel Montibeller, por trás de um desafio desta magnitude existe uma grande estrutura logística, principalmente quanto à segurança de todos os envolvidos.

“A Via Radical Brasil vem promovendo reuniões e planejamentos demorados e minuciosos com seus especialistas, mapeando a área de estacionamento e estudando tudo que possa vir a acontecer durante o desafio. Já estivemos no local onde o evento deverá acontecer e vamos estar preparados para toda e qualquer eventualidade, contando com apoio de profissionais da cidade de Cuiabá. O que todos podem ter certeza é que a segurança sempre foi e será a tônica número um da Via Radical Brasil. Para o desafio, todos serão devidamente assegurados por convênio médico e passarão por avaliação de saúde antes, durante e após o evento. Para isso, estamos estudando todas as formas de atendimento médico, meios de evacuação, rede hospitalar, primeiros socorros e completo suporte básico para todos. Contextualizar um desafio desta magnitude requer muito estudo e reconhecimento do local. Com as áreas de atuação e permanência dos grupos delimitadas e monitoradas, a VRB terá o acompanhamento das ações, possibilitando o controle total das atividades e uma melhor avaliação dos participantes”, concluiu Montibeller.

O Desafio
Os participantes serão obrigatoriamente subdivididos em duplas e passarão por inspeção pessoal e avaliação de equipamentos, com a permissão de utilização de apenas dois itens de sobrevivência. A prova vai começar já no dia 6 de setembro, quando todos os participantes seguirão para suas bases, às margens do Rio Claro, região de Poconé/MT. Como o desafio acontecerá em área remota e na presença de animais perigosos, todos precisarão colocar seus conhecimentos à prova, escolher a área e construir seus abrigos, encontrar e tratar água, buscar alimentos, conseguir fogo e driblar as intempéries, resistindo, principalmente, ao calor extremo sempre evidente na região pantaneira e também à chuva e, consequentemente, ao frio das madrugadas.  O Desafio Pantanal VRB terminará no domingo, dia 8, com brevetação e certificação dos participantes que conseguirem finalizar o difícil e inédito desafio.

Conheça a VRB
A Via Radical Brasil – VRB – é uma empresa especializada em esportes radicais e consultoria técnica, também Delegação oficial da IASA (International Adventure & Survival Association), com coordenação no Brasil pelo coronel Marcelo Montibeller Borges, especialista em cursos de sobrevivência, com treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial.  Está localizada na capital SP desde 2005, atuando de forma estruturada na educação ambiental, na condução dos esportes de aventura e no atendimento corporativo.

A VRB possui uma equipe de instrutores – militares e civis – atentos à evolução dos esportes radicais e de aventura. Seus conhecimentos permeiam as áreas de montanha, selva, matas, ambientes aquáticos, de fácil ou difícil acesso.  Destaca-se nas áreas de resgate em ambientes hostis (mata e altitude), rapel (cursos e descidas), atendimento pré-hospitalar, sobrevivência (adaptação à vida na mata) e navegação terrestre (bússolas, GPS e coordenadas).  A VRB possui bases de campo em Mogi das Cruzes, na Serra da Cantareira, em Juquitiba, em Resende RJ e agora, também, no Pantanal Matogrossense.

Site: www.viaradicalbrasil.com
Telefone: (11) 98488-4702
E-mail: audaz_z@hotmail.com