Estudantes visitam sítio em Itupeva e conhecem ambiente rural

Por em 11 de julho de 2019
Estudantes visitam sítio em Itupeva e conhecem ambiente rural

Contato com a natureza, animais e alimentação orgânica foram alguns dos objetivos da expedição investigativa do Programa União Faz a Vida, com a participação dos alunos da Educação Infantil, da EMEFEI Jardim Vitória, localizada no bairro Monte Serrat, em Itupeva.

Na ocasião, estudantes na faixa etária de 4 e 5 anos visitaram o Sítio Barbosa e tiveram um dia bem diferente do cotidiano urbano.

A iniciativa foi incentivada pelo prefeito Marcão Marchi, que enxerga a importância da integração entre as crianças, num ambiente externo à sala de aula. “Essa familiarização com o campo é imprescindível para a formação de cidadãos mais conscientes, pois às crianças aprendem como é o plantio, a colheita e, por fim, como o alimento chega em seu prato”, descreve.

O secretário de Educação, Fábio José de Andrade, destaca que o Programa União Faz a Vida é muito valorizado pelos alunos e seus familiares. “Afinal, o mesmo proporciona ensino e aprendizagem, por meio do ambiente extra escolar, com vivências práticas e conhecimento na íntegra de todo o trabalho teórico desenvolvido na unidade escolar”, complementa.

Segundo as coordenadoras pedagógicas, Maria Regina Miliani e Rosilene Marconato Tavares, visitar o sítio de cidadãos itupevenses e integrá-los ao trabalho da nossa escola tem importância fundamental no aprendizado das crianças. “A visita foi emocionante. Às crianças foram recebidas com muito carinho pelos anfitriões (Edinilson e Aline Vanini) durante um dia repleto de atividades”, comentam.

Já a professora Viviane, do Jardim II C, afirmou que o passeio despertou nas crianças, curiosidades sobre o ambiente rural. “Foi uma experiência rica e divertida, trazendo para nossos alunos conhecimentos importantes em suas respectivas formações”, finaliza.