Prefeito discute Acordo de Cooperação Técnica com o INSS

Por em 16 de agosto de 2019
Jornal de Itupeva

Na manhã da última terça-feira (13), o prefeito Marcão Marchi esteve reunido em São Paulo com superintendente regional do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), José Carlos de Oliveira, que discutiram as possibilidades de levar os serviços do órgão para o município.

Na reunião, o prefeito sugeriu a construção de uma agência do INSS em um terreno doado pela Prefeitura. Oliveira, no entanto, apresentou o novo modelo de atendimento do instituto e propôs a realização de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT).

“Essa parceria dá comodidade à população, que não precisa se deslocar para outra cidade para buscar atendimento, sempre ressalto, precisamos trazer todos os serviços públicos para Itupeva, já foi esse tempo de fazermos esses serviços em outros municípios”, comentou o prefeito Marcão Marchi.

“Com essa iniciativa, a Prefeitura poderá recepcionar requerimentos de benefícios e serviços do INSS dos moradores da cidade, fazendo a digitalização dos documentos e o envio ao órgão. Já a análise dos pedidos é feita de forma remota, pelos servidores do INSS”, falou José Carlos de Oliveira.
Itupeva faz parte da área de abrangência da Gerência Executiva Jundiaí. E está agendada, para esse mês, uma reunião da gerente executiva, Valéria Nicolassa, com o prefeito, para dar prosseguimento às tratativas para o acordo.

ACT - Com os Acordos de Cooperação Técnica, as empresas, associações e sindicatos parceiros do INSS passam a enviar por meio digital a documentação digitalizada de seus empregados, filiados ou associados. Para isso, os documentos deverão receber autenticação, que será realizada por um advogado da entidade, e, depois, encaminhados por meio do sistema Gerenciador de Tarefas (GET). A análise do processo vai continuar a ser feita pelos servidores do INSS, nos sistemas internos.