Escoteiros de Itupeva fazem sua 1ª reunião

Por em 30 de março de 2012
Os primeiros passos dos escoteiros

Em manhã muito animada e divertida, o Grupo Escoteiro de Itupeva realizou sua primeira reunião, no último sábado, dia 24 de março, em Itupeva.

O presidente e responsável pela iniciativa de implantação do grupo na cidade, vereador Luiz Carlos Izzo, acompanhado dos chefes escoteiros: Vivian Rodrigues, Eliana e Eric Izzo, Ana Paula Moreira, Carlos e Paula Negrão acompanharam as 35 crianças, que formaram matilhas de lobinhos e grupos de escoteiros mirins,  dirigindo-se até a sede do 276º GE Itupeva, no Parque dos Cafezais I.

Todos participaram do hasteamento da Bandeira Nacional, de aulas de introdução ao escotismo, vídeo ilustrativo, atividades mateiras e de competição, entre outras. As atividades começaram às 9 horas e se encerraram ao meio-dia, período que contou com intervalo para um lanche e muitas brincadeiras.

Apesar de ter sido pouco divulgada na cidade, a procura de vagas para o G.E. é grande em Itupeva. Cerca de 25 crianças já estão na fila de espera e aguardam a chegada de novos chefes, que darão condições para incorporar novos escoteiros no município.

Entre as atividades previstas para o Grupo de Itupeva estão aulas teóricas e práticas sobre nós e amarras, montagem de barracas, acampamentos, cerimônias escoteiras, jogos, atividades práticas, educacionais e progressivas ao ar livre e vida em equipe, além de desfiles cívicos e participação de eventos oficiais do município.

Segundo Luiz Carlos Izzo, a sede dos escoteiros de Itupeva é grande e comporta um número bem maior de integrantes, mas o que faltam são voluntários adultos para ajudar no desenvolvimento das atividades com as crianças.

“Nossa reunião semanal é o momento em que criamos espaços e situações atraentes para que os jovens possam ampliar seus horizontes, dentro de condições de segurança onde podem aprender com liberdade, com meios para crescer e assimilar o aprendizado. As atividades mais freqüentes da vida de uma Seção Escoteira são nossas reuniões semanais, quando executamos atividades tipicamente escoteiras”, disse Izzo.

Neste sábado, dia 31 de março, os escoteiros terão nova reunião na cidade e contarão com a visita dos escoteiros de Louveira, que virão acompanhados do Coordenador do 16º Distrito Escoteiro, Amauri Pisani. Em breve, o 276º Grupo Escoteiro de Itupeva irá realizar sua primeira cerimônia de investidura, também conhecida como a “Promessa do Escoteiro”. Nesta data, pais, autoridades municipais e representantes da União dos Escoteiros do Brasil (U.E.B.) estarão presentes.