Semáforo com temporizador oferece mais segurança

Por em 30 de janeiro de 2013
Jornal de Itupeva

Por determinação do prefeito Ricardo Bocalon, o único e antigo conjunto de semáforos da cidade, localizado no cruzamento da avenida Brasil, com Emancipadores do Município foi substituído na tarde desta quarta-feira (30).

O novo equipamento é moderno e apresenta uma novidade, o temporizador. O equipamento é responsável por fazer uma contagem regressiva toda vez que o sinal é fechado e aberto. O objetivo é informar tanto ao motorista quanto ao pedestre o tempo restante para a mudança de sinal.

Segundo o prefeito, Ricardo Bocalon, “a troca do equipamento antigo foi necessário, porque o antigo equipamento apresentava muitos problemas, isso sem contar que não oferecia ao pedestre a segurança que o novo semáforo oferece, já que este possui temporizador. O novo semáforo vai facilitar o acesso dos moradores e dos turistas que passam por nossa cidade, além de que, com o equipamento, o motorista tem mais um foco de atenção – o cronômetro”, conclui o prefeito.

Conforme observação do diretor responsável pelo setor municipal de trânsito de Itupeva, dr. Almir Gonçalves, o temporizador se torna ainda mais útil ao condutor quando instalado em semáforos equipados com radar, pois o motorista saberá quanto tempo terá para fazer a travessia.

“Sem esse equipamento, o motorista fica sem saber quanto tempo resta de sinal amarelo, correndo o risco de passar e ser multado, ou frear geralmente de forma brusca, e causar acidentes”, disse.

Durante a instalação do novo conjunto semafórico, pedestres elogiaram a iniciativa do prefeito Bocalon.

“Como passo muitas vezes, todos os dias, pela avenida Brasil, acho a solução positiva. Fico de olho no tempo que tenho para parar, e isso facilita evitar uma multa e a possibilidade de atropelar um pedestre”, disse o motoboy Antonio Marcos Ribeiro, 28 anos, elogiando a prefeitura.