Itupevense morre em trilha na Espanha

Por em 25 de março de 2013
Gilbert morava no Horizonte Azul

O corpo do executivo Gilbert Carlos Janeri, 43 anos, morador do condomínio Horizonte Azul, em Itupeva, foi encontrado morto na manhã do último sábado (23), pela polícia florestal de Navarra, na Espanha. De acordo com as autoridades locais, Gilbert caiu de um penhasco.

Sônia Janeri Toledo, irmã do executivo, contou ao Jornal de Itupeva que a família recebeu a notícia no sábado. Mas a polícia espanhola estima que o acidente tenha acontecido no dia 7 de março, três dias depois da partida de Gilbert do Brasil.

O executivo fez seu o último contato com a família por meio de um e-mail no dia 6 de março, na cidade de Saint Jean Pied d’ Port, cidade francesa que faz divisa com a Espanha, conhecida como a última parada dos peregrinos que seguem para a rota de Santiago de Compostela.

Ele chegou a dizer que estava em dúvida se pegaria o caminho pelos Pirineus, e acrescentou que nevava muito e havia poucos peregrinos na trilha. Para tranquilizar a família, o executivo disse que o contato por celular seria difícil, mas informou que assim que possível daria notícias.

A família acredita que o homem morreu na trilha dos Pirineus logo no dia seguinte que enviou a mensagem. O corpo do executivo foi encontrado a cinco horas do ponto de partida da caminhada. Ele deixou um filho.

Sônia informou, ainda, que embarca na quarta-feira (27) para a Espanha com a filha e o marido.

O corpo de Gilbert será cremado e suas cinzas postadas na Cruz de Ferro, localizada nas proximidades de Foncebadón, a 1504 metros de altitude, que é um dos monumentos mais simples, porém um dos mais antigos e emblemáticos do Caminho. A Cruz de Ferro está afixada em um monte de pedras, presa no alto de um tronco de madeira de uns 5 metros de altura.

“Vamos percorrer o Caminho de Santiago de carro, até onde ele queria chegar. Vamos jogar as cinzas lá na Cruz”, disse Sônia.

Gilbert nasceu em Osasco, São Paulo, e trabalhava em uma empresa de logística canadense no Brasil. Ele morou no Canadá durante muitos anos e obteve a cidadania do país. O executivo embarcou com o passaporte canadense para a Espanha. Ele vivia no condomínio Horizonte Azul, na cidade de Itupeva, em São Paulo, e deixa um filho de 10 anos.

Peregrinação
Os Caminhos de Santiago são percursos percorridos por peregrinos desde o século IX e espalham-se por toda a Europa. Em algum momento, as rotas acabam juntando-se a uma das quatro que chegam à cidade de Santiago de Compostela, pois o ponto final costuma ser a Basílica da capital da Galícia.

Desses quatro, o mais conhecido é o Caminho Francês, que conta com 800 quilômetros de extensão e corta todo o nordeste da Espanha. O Caminho de Santiago foi declarado Primeiro Itinerário Cultural Europeu (1987), Patrimônio da Humanidade na Espanha (1993) e França (1998).