Prefeitura e Litucera mantém cidade limpa

Por em 26 de abril de 2013
Jornal de Itupeva

Logo que assumiu a administração municipal, uma das prioridades imediatas do prefeito Ricardo Bocalon foi melhorar a aparência da cidade que, segundo os próprios moradores, andava bastante abandonada.

“Havia muitas reclamações de moradores por conta da má conservação de várias áreas da cidade, então tratamos de já investir pesado nessas melhorias”, aponta Bocalon. “Ainda há muita coisa a fazer, mas a Litucera tem feito um trabalho constante de manutenção, realizando o corte de mato e o aparo de grama, limpeza das vias e muitas outras ações para preservar a cidade”, completa.

A Litucera, empresa presente nos estados de São Paulo, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso do Sul, é certificada com ISO 9001 e 14001 (certificados de qualidade) e conta com mais de 5.000 funcionários, além de veículos e equipamentos específicos e de última geração para realização do trabalho com eficiência e segurança, entre eles, coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos domiciliares e comerciais, além de resíduos sépticos e coleta seletiva; varrição de vias e logradouros públicos; limpeza de bocas de lobo, raspagem de terra, pintura de guias de ruas; limpeza, manutenção e roçada de áreas verdes; poda de árvores, etc.

José Passioni é funcionário da Litucera há mais de um ano e diz que muita coisa mudou nesses últimos meses: “Mudou muita coisa nesse ano, por aqui andava imundo, sujo. Todo mundo falava que antes tava ruim, agora tá bem melhor. O mato tá sendo aparado, as ruas estão sendo limpas, tem sido realizada a manutenção”, diz ele, que todos os dias, logo pela manhã, realiza a limpeza da Praça do Milênio, que foi recentemente revitalizada pelo prefeito. “Aqui é a entrada da cidade, tem de ser bem cuidada, mas tava meio abandonada. Agora tá ótimo, o prefeito quer o melhor para o povo e é o que ele tá fazendo. Na inauguração da praça, fui apresentado ao Bocalon, ele me parabenizou e disse que quer mesmo a cidade limpa”, conta.

Cláudio Rogério Alves da Rocha faz parte da equipe que realiza limpeza nas vias, está na empresa há cerca de um ano e meio e já pôde perceber que o serviço foi ampliado: “O prefeito tá querendo mostrar serviço sim, por enquanto, tá nota 10”.

Francisco Airton Marcelo, morador da Vila São João, tem um trailer de lanches há 11 anos ao lado do cemitério municipal, e também notou a diferença: “Aqui na viela eu já estava pensando em ligar, porque o mato tava começando a crescer, mas nem precisou, eles vieram ainda ontem para aparar o mato. Já é a segunda vez que os vejo por aqui. Tenho notado que eles têm trabalhado, lá na vila (São João) estão sempre passando, tirando a areia e a terra, limpando o lugar”, admite.

Limpeza e manutenção de locais públicos

Além das vias do município, a Litucera também é responsável pela limpeza e manutenção de outros lugares públicos, como o cemitério. Ezequiel Oliveira é um dos encarregados pelos serviços no local, está na empresa há 3 anos e também concorda que a nova administração trouxe mudanças: “Mudou muita coisa, muitas áreas foram melhoradas, o serviço aumentou bastante”, admite.

Também da equipe que cuida da manutenção do cemitério, Antônio Correa Leite concorda: “As coisas estão bem melhores sim, mudou bastante. Inclusive, muitas pessoas tem comentado, falado que a cidade está mais limpa”, aponta.

Coleta Seletiva de Material Reciclável

Outra ação que a Prefeitura realizou em parceria com a Litucera é o resgate da Coleta Seletiva, que estava paralisada e foi retomada pouco tempo depois que o prefeito Bocalon assumiu, graças a atitudes rápidas e focadas no bem-estar da população. Segundo a Litucera, os serviços estão normalizados e o itinerário é seguido à risca, atendendo todos os bairros nos dias programados.

O coletor Hamilton Henrique já é um dos veteranos da empresa, funcionário há mais de 2 anos, conta que a coleta está melhor: “Teve uma melhora na coleta, estava bagunçado. Agora tá melhor, bem organizado e fica bem melhor para trabalharmos e também para a população”.

Francisco Josimar, por ser coletor há três meses, não pode fazer um comparativo com o ano anterior, mas está satisfeito com o trabalho e com o resultado que tem sido alcançado: “Tá bacana, tá ‘suave’. Não tenho nenhuma reclamação e temos trabalhado bem organizados”. Além dele, Leonardo Guerra de Araujo também é um dos funcionários novos que vieram fortalecer o quadro da empresa na parceria com a Prefeitura e aproveita para elogiar também a colaboração da população de Itupeva: “Temos trabalhado bastante, mas a população tá respeitando bem nosso trabalho, o que nos dá uma motivação a mais”, diz ele, observando ainda que isso se deve também ao fato de que quando os locais são mantidos limpos, a população também se sente motivada a preservar: “Dá bastante satisfação realizar a coleta e contar com a colaboração das pessoas”, conclui.

O prefeito Ricardo Bocalon ressalta que o apoio da população é bem-vindo e que a administração participativa que está realizando valoriza a colaboração da população, seja na hora de apontar qualidades nos serviços como também para cobrar melhorias necessárias: “Começamos os trabalhos com muita vontade e disposição, correndo atrás de tudo que poderia ser melhorado de imediato, desenvolvendo projetos para curto, médio e longo prazo e colocando em ação o quanto antes. Nesses primeiros meses, é nítida que a cidade está mudando de cara, mas estamos cientes de que ainda temos muitas melhorias para realizar, muito trabalho pela frente, mas estou confiante de que, com o apoio que temos recebido da população e o trabalho conjunto da Prefeitura, dos servidores e dos prestadores de serviço, Itupeva pode atingir todo o potencial que tem”, finaliza.