Escoteiros acampam no Parque da Cidade

Por em 29 de abril de 2013
Jornal de Itupeva

No último domingo, 21 de abril, os Grupos Escoteiros “Curuqui” e “Itupeva” participam do “Domingo no Parque”, evento promovido pela Prefeitura de Itupeva no Parque da Cidade.

O acampamento marcou a passagem do Dia Mundial do Escoteiro, comemorado em todo o mundo no dia 23 de abril. O movimento foi fundado pelo britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, com objetivo de tornar os jovens em cidadãos exemplares.

Em um espaço interno do Parque, lobinhos, escoteiros e escotistas realizaram um exercício de campo, que teve como objetivo apresentar à comunidade itupevense a parte operacional de um acampamento escoteiro, além de realizar atividades ocupacionais, recreativas e de formação.

Segundo Cláudio Peres, representante do Grupo Curuqui, participar do evento junto ao Grupo Escoteiro Itupeva foi muito gratificante. “Nosso grupo possui 30 anos de fundação, em Jundiaí, e fazemos questão de participar de atividades com os colegas da região”, disse.

Os escoteiros prezam a natureza e as atividades ao ar livre como exercícios, excursões e acampamentos, e têm como finalidade serem sadios para desenvolver noções de dever com a Pátria e para com o próximo. São lemas dos grupos: “estar sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação”.
Além das atividades desenvolvidas pelos escoteiros, o dia no Parque da Cidade foi recheado de atrações, como caminhadas; aula de caratê, palestra de diabetes, biblioteca móvel, oficina de jogos, artesanato, além da corrida dos Inconfidentes, que atraiu milhares de pessoas.

“Montamos esse acampamento em homenagem ao Dia Mundial do Escoteiro, comemorado na terça-feira, dia 23 de abril. Após hastearmos a bandeira nacional, iniciamos a montagem das barracas e do portal. O destaque do dia foi o preparo do almoço do grupo, que aconteceu no próprio local. Claro que não foi possível apresentar todas as atividades realizadas em um acampamento de verdade, mas deu para se ter uma ideia de como é um campo real”, disse a presidente do Grupo, Eliana Izzo.

Atualmente, o GE Itupeva possui 60 integrantes, entre lobinhos, escoteiros, seniors, pioneiros e chefes escoteiros.