Conselhos do CMDCA e COMASI tomam posse

Por em 22 de maio de 2013
Jornal de Itupeva

As eleições acontecem a cada dois anos e a formação do novo conselho vai até 2015  

Receber denúncias de abusos e maus tratos contra crianças e adolescentes além de encaminhá-las aos órgãos competentes, e ainda dar suporte ao Conselho Tutelar com intuito que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) seja respeitado. Essas são algumas das atribuições do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Itupeva, que deu posse a seus novos conselheiros na manhã de quarta-feira, dia 15, no Paço Municipal.

O evento contou com a presença de duas classes escolares, de 1º e 2º anos, que representaram a educação infantil, menina dos olhos do governo do prefeito Ricardo Bocalon.

Além da posse do CMDCA de Itupeva a assembleia empossou o novo Conselho Municipal de Assistência Social, ambos para o biênio 2013-2015. Foram eleitos Erivaldo Evangelista Campos, como presidente; Francisco Henrique Barduzzi, vice-presidente e a Secretária Geral do Conselho, Maria Menegon.

Também foram empossados 20 conselheiros, sendo dez titulares e vinte suplentes, entre eles representantes do governo municipal e da sociedade civil. Já para a presidência do COMASI, que também conta com 20 conselheiros, foi eleita Elisabete Andrade de Souza.

O Conselho é formado a cada dois anos através de eleições internas, que conta com a participação de representantes da sociedade civil e governo. Para o prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon, o COMASI e o CMDCA são de suma importância para dar suporte às ações do governo em cumprimento do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.

“Acredito muito nos novos conselheiros e que vão desempenhar um trabalho com seriedade e determinação”, comentou Bocalon, que desejou boa sorte aos novos representantes e fez questão de destacar a importância do trabalho em equipe.

A Secretária de Educação e Cultura, Idelma Bocalon, fez questão de se referir às crianças e, em tom alegre e muito desinibida, iniciou a fala explicando os motivos que a fez perder, momentaneamente, os cabelos.

“Todos vocês estão bonitos e a tia, por estar tomando remedinhos, está careca. Mas logo meus cabelos voltam a crescer e a ficar bonitos. Saibam vocês, que em nossa vida passamos por momentos difíceis, mas temos que encarar os nossos desafios. Quero que saibam que, assim como seus pais, muitos adultos, na Secretaria de Educação, estão preocupados com o ensinamento de cada um de vocês. Brinquem muito, sejam felizes e deixem que o resto a gente faz por vocês”, disse Idelma, que foi aplaudida pelas crianças.

A mesa de cerimônia também contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Edicarlos Candiani Luna, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Eri Campos, e do ex-presidente do CMDCA, Francisco Henrique Barduzzi.

O Secretário Eri Campos, presidente empossado do CMDCA, falou sobre da Constituição Federal, que introduziu no direito brasileiro avanços obtidos internacionalmente em favor da infância e adolescência. “O artigo 227 diz que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”, finalizou.

Após a posse dos conselhos, as crianças da escola Abílio Betelli visitaram o gabinete, em companhia do Prefeito Ricardo Bocalon.