Escoteiros participam de ação ambiental

Por em 10 de junho de 2013
Jornal de Itupeva

Cerca de 30 crianças do Grupo Escoteiro Itupeva participaram da ação ambiental, promovida pela Prefeitura de Itupeva, que recolheu cerca de 2 toneladas de lixo doméstico das margens do rio Jundiaí.

O fundador do Grupo Escoteiro Itupeva, Luiz Carlos Izzo, afirmou que além de ajudarem na coleta do lixo doméstico, os escoteiros foram incentivados a preservar o meio ambiente e a passar essa consciência da preservação ambiental à comunidade.

“Além da conscientização ambiental, os escoteiros que desenvolveram a atividade estão automaticamente credenciados a receber a Insígnia Mundial de Conservacionismo, uma espécie de condecoração para o escoteiro que realizar atividades de cunho prático para auxiliar na conservação dos recursos naturais e inibição de processos de extinção de animais e maus tratos, seja por meio das chamadas especialidades, entre elas as de Oceanografia, Zoologia e Botânica, ou ainda por meio de atividades programadas como os mutirões nacionais ecológicos, atividade anual que incentiva ações que vão desde a limpeza de rios e praias, passando por ações de reciclagem de lixo e plantio de árvores, até a sensibilização da comunidade com respeito à importância da causa ecológica para o futuro do planeta”, disse Izzo.

Por ficar distante da região central da cidade, na divisa com a cidade de Indaiatuba, a Prefeitura de Itupeva reservou um ônibus para o deslocamento dos escoteiros. Animados com a realização da importante ação, desenvolvida em conjunto com o Corpo de Bombeiros, os jovens escoteiros aproveitaram o trajeto para praticar inúmeras canções do movimento.

Além dos Bombeiros, a “Força Tarefa” contou com apoio da Sabesp, Ditran, Guarda Municipal, Litucera, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Associação de Recicladores de Itupeva. O trabalho é resultante da programação das atividades comemorativas à Semana do Meio Ambiente, realizada pela Prefeitura de Itupeva.

Todo o volume de lixo, estimado em cerca de 20 mil garrafas Pet, foi recolhido e encaminhado para a Associação de Recicladores, que tem sede no Aterro Sanitário de Itupeva.

A ação do Grupo Escoteiro Itupeva foi parabenizada pelo Secretário Municipal de Turismo de Itupeva, Wilson Maruzzo. “Agradeço aos escoteiros de Itupeva, que demonstraram ter consciência de cidadãos e participaram conosco dessa importante ação em favor do Meio Ambiente. Em nome do prefeito Ricardo Bocalon, agradeço a todos pela contribuição que deram à natureza.