Desarmamento Infantil aproxima GM e crianças

Por em 7 de outubro de 2013
Jornal de Itupeva

A Guarda Municipal de Itupeva, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, deu início a campanha sobre desarmamento infantil nas escolas. A primeira etapa do programa – considerado ainda um projeto piloto – está sendo realizada na EMEFEI “Jardim Vitória” e na EMEFEI “Laerte Retondo” e deverá acontecer durante todo mês de outubro. A principio, as atividades beneficiarão os alunos matriculados no Jardim I, Jardim II, do 1º,2º,3º,4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

O programa busca conscientizar pais e alunos sobre o perigo do uso de armas. O principal objetivo é a eliminação dos brinquedos que sejam réplicas ou que simulem o seu uso, numa ação preventiva de combate à violência infantil.

“O trabalho visa alertar as crianças sobre os perigos do uso de arma. Os trabalhos consistem num ciclo de palestras sobre desarmamento infantil e na promoção de uma gincana sobre o assunto. A gincana funciona da seguinte forma: a sala de aula que fizer a maior doação de armas de brinquedo vencerá a disputa e terá como prêmio um dia de diversão no parque aquático Wet’n Wild”, explica o chefe da Guarda Municipal de Itupeva, Vladimir Manzato.

De acordo com o subinspetor da GM, Spinacci, a aceitação por parte das crianças é enorme.

“Nas palestras destacamos que o principal papel da criança na sociedade é estudar e brincar, incentivando as brincadeiras sadias e o respeito aos pais, professores e colegas de classe. Na maioria dos casos as crianças entendem a mensagem e se comprometem na arrecadação de armas de brinquedo. Transformar a coleta do material numa brincadeira saudável, entre amigos, motiva a participação dos alunos. Com a conscientização dos alunos (as), os mesmos passam a mensagem a seus pais que também passam a entender a importância do programa. Durante as palestras, baseadas em histórias reais, ilustrações e vídeos, percebemos alguns casos mais preocupantes, que pedem maior atenção. Normalmente as crianças possuem uma visão distorcida da GM, entretanto, nosso trabalho está mudando tal impressão. Antes, éramos vistos como pessoas truculentas, agora, eles nos observam com admiração e respeito. A relação da Guarda com as crianças melhorou muito”.

Extremamente satisfeita com os resultados, a diretora da EMEFEI Jardim Vitória, Silvia Aparecida Machado de Oliveira, exaltou o trabalho da Guarda junto aos alunos. “O trabalho é maravilhoso e já começa a dar resultado em nossa escola. A relação das crianças com os guardas mudou radicalmente, para melhor. As palestras estão conscientizando os alunos do perigo gerado pelas armas e, de quebra, formando cidadãos. É importante dar continuidade ao trabalho e ampliar o projeto para toda cidade. A semente já foi plantada e espero que os frutos sejam colhidos em breve”.

“O projeto visa conscientizar crianças mas também adultos sobre o perigo de se ter em casa uma arma branca ou de fogo. Tragédias acontecem o tempo todo devido a falta de cuidados envolvendo armas em casa. Muitas crianças já morreram devido a irresponsabilidade dos pais. Portanto, uma campanha envolvendo desarmamento infantil é viável e extremamente importante nos dias atuais”, disse o prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon.

A série de palestras terminam no próximo dia 11 e o encerramento do projeto ocorre em seguida, no dia 18. O evento de encerramento acontece no pátio da EMEFEI Jardim Vitória, com início às 9h e término previsto para às 12h, onde ocorrerá a destruição das armas de brinquedo arrecadadas. Durante a solenidade de destruição das réplicas, a Guarda Municipal divulgará a sala de aula vencedora da gincana. Se o projeto atingir os resultados esperados, o programa deve estender-se as demais escolas do município em 2014.