12ª edição da Copa Subaru de Karate reúne 300 atletas

Por em 29 de novembro de 2013
Jornal de Itupeva

Cerca de 300 caratecas de várias cidades do estado, que representaram 16 associações, tiveram como ponto de encontro a cidade de Itupeva, no último domingo, 24, na quadra poliesportiva da Escola Jardim Vitória, para a disputa da 12ª edição da Copa Subaru de karatê, evento tradicional no calendário esportivo da cidade.

O evento foi realizado com apoio da Prefeitura, por meio da Secretária de Esportes e Lazer, que se responsabilizou por toda a parte de infraestrutura para a competição.

Responsável por trazer a prática do caratê para Itupeva e realizadora do evento, a Associação Subaru conseguiu pontuação máxima da Copa com 500 pontos, mas como era a anfitriã do torneio não entrou na disputa pelo primeiro lugar que ficou com a Associação Shidkan, da cidade de Jaú, com um pouco mais da metade da pontuação da itupevense, com 268, seguido pela Associação Dias de americana, com 182, como vice-campeã, e o Clube São João, de Jundiaí, com 120 completou o pódio.

O prefeito Ricardo Bocalon não poupou elogios para a Associação Subaru, tanto pela a organização da copa como pelo excelente desempenho de seus caratecas:

“O esforço de todos, desde quem organiza até cada atleta que participa do campeonato, justifica o nosso empenho em apoiar este evento. Parabenizo a todos os atletas participantes, principalmente os componentes da Associação Subaru, que mais uma vez representa de forma brilhante o nome de Itupeva e isso nos deixa orgulhoso e disposto a continuar apoiando, não só caratê, mas todas as modalidades esportivas no município” completou.

Quem também se mostrou satisfeito com o resultado foi o Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Juarez Pereira Gomes, que salientou a importância de ser mantido um trabalho que vem dando certo há muito tempo:

“Foi um excelente resultado não apenas para a Subaru, mas para o esporte da cidade de maneira geral. É um ótimo trabalho realizado pelo Paulinho (Paulo Romeu da Silva), e é muito bom procuramos sempre estar em sintonia, com isso dando sempre condições para que a qualidade desse trabalho seja mantida.”.

Sendo o precursor do caratê na cidade, Paulo Romeu da Silva, o Paulinho do Karatê, mestre da Associação Subaru, a primeira a oferecer a prática desse esporte em Itupeva, fala com alegria e um pouco de nostalgia sobre a importante competição do qual ele se coloca como ‘pai’:

“Nós esperamos estar bem estruturados para começar essa jornada de organizar um torneio na cidade, e já se foram 12 anos, estamos na 12ª edição da Copa Subaru, cada ano é como se criássemos um filho, no caso eu seria o pai. O prazer de organizar um evento que junta amigos dentro do esporte e consegue oferecer outro tipo de desafio para nossos atletas, com outras realidades, ajudando no desenvolvimento de seu caratê continua vivo dentro de nós”.

Thales Mileto