Obras de manutenção se espalham pela cidade

Por em 5 de dezembro de 2013
Jornal de Itupeva

As últimas semanas em Itupeva foram marcadas por ações intensas da secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade que, desde o início do ano, vem realizando atividades por todo o município, seja visando a prevenção de enchentes, seja na limpeza das vias e dos locais públicos ou da manutenção das ruas e avenidas.

O prefeito Ricardo Bocalon ressalta a importância dos serviços executados e destaca a diferença que a secretaria vem fazendo na cidade: “Podemos apontar o quanto Itupeva está diferente. Tudo que a secretaria de Infraestrutura vem realizando durante o ano mudou a cara do município. Hoje temos uma cidade mais bonita e bem cuidada. A secretaria também está trabalhando sem parar nos córregos para prevenir enchentes em caso de chuvas, realizando manutenção nas vias e ruas com a ação constante do tapa-buraco, entre outras melhorias, além da limpeza, com apoio das equipes da Litucera, em todos os lugares”, conclui.

Limpeza, manutenção e preservação da cidade
O trabalho de limpeza da cidade é realizado em parceria com a Litucera. Todos os dias, equipes da empresa percorrem as ruas realizando varreção, raspagem de terra, e corte de mato nas margens das vias e em terrenos e locais públicos. “Esse é um trabalho constante, que precisa ser realizado em toda a cidade”, aponta o secretário da pasta, José Rodrigues Netto.

“Além disso, desde que foi aprovada a Lei Complementar nº 342, também nos se responsabilizamos pela limpeza de terrenos particulares em alguns casos específicos”, completa, se referindo à lei aprovada no final de junho e que prevê a limpeza de terrenos privados em situações em que o proprietário já tenha passado por notificação e multa.

Na última semana, a secretaria intensificou o corte de mato realizando uma ação de “mata-mato” (herbicida) nas vias públicas. O serviço já foi iniciado no Jardim São Vicente, Jardim Primavera, Jardim Pérola e Vila Independência. A ação é contínua e vai se estender por todos os bairros da cidade. Segundo a secretaria, a manutenção usando o “mata-mato” é mais eficaz e, além disso, ainda proporciona economia nos investimentos com máquinas e mão de obra.

Outro serviço de limpeza que se destaca são os realizados pela Coleta Seletiva e pelo Cata-Treco. “Logo no início do ano, tratamos de investir nesses serviços para que eles fossem normalizados e seguissem um alto padrão de qualidade e comprometimento. Estabelecemos escalas de dias e bairros para atender todas as regiões da cidade”, avisa Rodrigues Netto.

A Coleta Seletiva de materiais recicláveis é realizada de segunda a sábado, a partir das 7h da manhã e o roteiro completo dos bairros e dias pode ser encontrado no site da Prefeitura (www.itupeva.sp.gov.br). A secretaria de Infraestrutura reforça que, para que o serviço seja realizado com qualidade, é preciso a colaboração dos moradores ao separar o material reciclável, seguindo, inclusive, as cores padrão para cada material, sendo vermelho para plástico, azul para papel, amarelo para metal e verde para vidro. Ainda segundo a secretaria, é importante tomar cuidado para não misturar materiais não recicláveis, pois o contato pode “contaminar” todo o material e torná-lo inutilizável. No site da Prefeitura, também há uma lista de objetos que, comumente, costumam ser considerados recicláveis, mas não são.

Já o serviço de Cata-Treco é realizado de segunda a sexta-feira, a partir das 7h e o roteiro de bairros e dias também se encontra no site.

Portal da cidade ganha revitalização
Dentre as atividades que a secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade realiza todos os dias, uma que chamou bastante atenção nos últimos dias foi a revitalização do Portal, localizado na entrada do município. A secretaria realizou a manutenção no local, limpeza e uma nova pintura, utilizando as cores da bandeira do município.

“Nossa cidade hoje tem uma cara nova e muito mais bonita, está mais viva, principalmente com os serviços de manutenção constante que estamos realizando. Já havíamos revitalizado a Praça do Milênio no início do ano e vários outros locais, mas ainda faltava um cuidado especial com o portal. Agora não falta mais”, aponta o prefeito Bocalon.

Prevenção de enchentes e manutenção dos córregos
Outro trabalho intenso e de grande importância que a secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade realiza é o de intervenção em córregos da cidade, visando a prevenção de enchentes.

“Estamos realizando esse trabalho, que conta com um investimento pesado em máquinas e mão de obra, para que a população possa ficar segura durante o período de chuvas, com risco de enchente o mais próximo de zero possível. O risco ainda existe, já que a natureza é imprevisível, mas estamos fazendo que está ao nosso alcance para garantir a segurança dos moradores”, explica Bocalon.

O secretário José Rodrigues Netto explica como funciona a intervenção preventiva: “Essa manutenção que realizamos é constante, a secretaria limpa os córregos, impede que haja pontos em que a água possa ficar parada e encher no caso de uma forte chuva. Também trabalhamos para alargar os córregos, cuidando das margens. No Jd. Samambaia fizemos um trabalho no córrego que foi emergencial, mas necessário, e que já impediu de imediato que os moradores da rua Cabreúva sofressem com enchentes, coisa que era comum. Agora, com as ações constantes, acreditamos que as chances disso acontecer são mínimas”, aponta.

No bairro Amarylis, a secretaria realizou canalização completa de trecho do córrego do Bonfim com aduelas pelas ruas Henrique de Oliveira, Rio Grande do Sul e Antônio de Almeida. Também foi realizada limpeza e desassoreamento (limpeza de fundo de rios) à montante da rua Xisto Araripe Paraíso até o encontro com a via Estevão Poli.

Uma ação também foi realizada no córrego do bairro Guacuri com as travessias junto às Estradas Municipais IVA-158 e IVA-155 com 4 linhas de tubulação com diâmetro de 1,5m, e junto à avenida Isaac Pires de Mesquita Junior, foram instaladas duas vias de aduelas com seção de 2m por 2,2m. Também foi executado o desassoreamento de trecho do parque do Guacuri até a rua Xavantes.

No antigo leito do rio Jundiaí, no bairro da Mina, um trabalho extenso de desassoreamento para combater o risco de enchentes também está sendo realizado.

Abertura de rua no Portal das Mangas
No final de setembro, a secretaria iniciou uma obra no bairro Portal das Mangas, que vai completar a abertura da antiga rua 3. Primeiro foi realizado o corte de mato e a limpeza total do lugar. Em seguida, foi iniciada a terraplenagem e alargamento do trecho para configurar a via. Em breve, assim que a demarcação estiver completa, serão executadas as infraestruturas complementares.

Implantação de novos pontos de ônibus
A secretaria também está realizando a implantação de novos pontos de parada de ônibus em alguns locais da cidade. Desde julho foram instalados cerca de 8 novos pontos, sendo 2 Pontos na Avenida Brasil, 4 Pontos no Bairro Santa Elisa e mais 2 Pontos na Rod. Akzo Nobel.

A instalação de novos pontos de ônibus é realizada segundo critérios de avaliação da secretaria de Mobilidade Urbana que avalia a necessidade do local, considerando, inclusive, solicitações de moradores, faz o estudo e viabiliza o projeto para que a secretaria de Infraestrutura realize a obra.
“Além da instalação de novos pontos de ônibus, estamos também revitalizando os novos, com manutenção e pintura”, explica o secretário.

Pavimentação nas via Orestes Favotto e Estrada das Paineiras
Utilizando convênio de pavimentação asfáltica conquistado junto ao DER, a Prefeitura pavimentou trecho de, aproximadamente, 500 metros da via Orestes Favotto e toda a extensão da Estrada das Paineiras, atual Estrada Municipal José Betelli. O convênio cobria o fornecimento de 1.800 toneladas de asfalto e a mão de obra e os equipamentos foram de responsabilidade da Prefeitura. No trecho restante da via Orestes Favotto, foi realizada a base para pavimentação e impermeabilização, deixando a via pronta para receber a capa asfáltica.

Limpeza e acondicionamento de vielas
Um trabalho de limpeza e acondicionamento de vielas também é realizado nas vielas da cidade. Recentemente, receberam a manutenção 1 viela na Rua Izidoro Gazola (Santa Fé), 3 vielas no Jd. Pacaembu I, 2 vielas no Jd. Pacaembu II, 3 vielas no Parque das Hortênsias, 1 viela no Jardim Europa, 6 vielas no Jardim Brasil, 1 viela na rua Maranhão, 1 viela rua Jundiaí e 1 viela na Av. Marginal do Rio Jundaí.
“Itupeva conta com várias passagens entre as ruas e estamos fazendo manutenção em todas elas. É importante garantir a limpeza e o fácil acesso nesses locais públicos”, ressalta José Rodrigues.

As equipes da secretaria realizam impermeabilização, compactação e limpeza das vielas.

Tapa-buraco e recapeamento da cidade
Desde o início do ano, a prefeitura de Itupeva, por meio da secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, vem realizando serviços de recapeamento e tapa-buraco em todas as vias da cidade.

“O serviço de tapa-buraco é uma ação emergencial e constante, que realizamos buscando amenizar os problemas de pavimentação encontrados em alguns pontos”, explica o prefeito Ricardo Bocalon. “Ele é uma solução a curto prazo, enquanto vamos pavimentando outras vias e desenvolvendo projetos de longa duração, como o plano de recapeamento citado no PADI (Plano de Ação e Desenvolvimento de Itupeva), que vai pavimentar com asfalto ecológico e de qualidade mais de 50 ruas da cidade”, completa.

Segundo a secretaria, até o momento, cerca de 5.050 toneladas de revestimento asfáltico (Concreto Betuminoso Usinado a Quente – CBUQ) foram utilizados nos serviços de tapa-buraco de vias do município.

Recentemente, recapeamentos de grande porte utilizando equipamento vidro-acabadora foram realizados nas Avenidas Luiza Ferreira Pacheco Stela, Francisco Nakazato; além da rua Emancipadores do Município, e alguns trechos da via Paulo Leone.