Vale do Tietê questiona reclamação de passageiros

Por em 5 de dezembro de 2013
Divulgação

O diretor Operacional da Vale do Tietê, Francisco Piazzon, enviou nota ao Jornal de Itupeva em resposta à reclamação de passageiros, que reclamaram da superlotação no trajeto Itupeva/São Paulo – São Paulo/Itupeva, no dia 1º de dezembro, mais precisamente no horário das 15h15.

Segue a íntegra da nota:

“Gostaríamos de esclarecer matéria publicada pelo “Jornal de Itupeva”, escrita pelo jornalista Reinaldo Oliveira, com questionamento quanto ao horário de 15h15, com saída de São Paulo para Itupeva, no último domingo, dia 1º de dezembro.

Fizemos um levantamento de ocupação deste horário, de 15h15, nos últimos 9 meses e não houve excesso de lotação em nenhum dos domingos neste período. Também, de modo a entender se neste suposto excesso de lotação ocorrido em 1º de dezembro pudesse ter sido sazonal, verificamos que no primeiro domingo de dezembro de 2012, o ônibus circulou com 9 poltronas vazias.

Sendo assim, e de acordo com o acima explicado, normalmente este horário de 15h15 aos domingos não sai lotado do Terminal Rodoviário da Barra Funda, em São Paulo.

Por outro lado, em 1º de dezembro, aos termos ciência de que excepcionalmente existia número considerado de passageiros desejando embarcar antes do próximo horário de 17h, nosso departamento de tráfego, após consulta ao encarregado de nossa agência de venda de passagens em São Paulo, rapidamente colocou novo horário às 16 horas. Importante esclarecer que a abertura de novo horário precisa ser feita após análise criteriosa, devido aos altos custos envolvidos, e de modo a evitar circular com ônibus praticamente vazios, sem atender a real necessidade dos passageiros.

Aproveitamos para informar que a Viação Vale do Tietê opera a linha Itupeva-São Paulo há 13 anos e temos nos antecipado ao crescimento de passageiros e da população de Itupeva, com implantação de novos horários em números muito acima deste crescimento populacional.

Como comparativo, temos que no período de 2000 a 2013, a população de Itupeva aumentou em 83%, enquanto o número de novos horário de ônibus nesta linha (São Paulo – Itupeva) aumentou em 704%. Eram somente 21 horários São Paulo- Itupeva – São Paulo, e atualmente são 169 horários semanais.

Portanto, isto prova o quanto acreditamos no crescimento de Itupeva, sempre nos antecipando as necessidades do transporte intermunicipal deste município. Portanto, ficaremos ainda mais atentos em relação às necessidades dos passageiros aos domingos à tarde.

Esclarecemos, também, que nossa frota atual, que está sendo utilizada nesta linha de Itupeva, é composta de ônibus 2013, com os modelos mais modernos de ônibus existentes atualmente no mercado nacional (foto em destaque). Também estamos constantemente qualificando nossos motoristas, em relação ao atendimento e segurança ao dirigir.

Sendo assim, acreditamos que as críticas apresentadas contra nossa empresa não condizem com a realidade dos serviços prestados, sendo que através de nossa última pesquisa, realizada em novembro de 2013, junto aos passageiros da linha Itupeva – São Paulo, fomos avaliados em 95,5% como ótimo e bom, nos quesitos Pontualidade, Segurança, Conforto, Limpeza, Cordialidade e Atendimento.  Desta forma, temos ciência do reconhecimento por parte da população de Itupeva, em relação à qualidade do atendimento da Viação Vale do Tietê.”