Helicóptero e canil caçam foragido em Itupeva

Por em 30 de dezembro de 2013
Jornal de Itupeva

Na manhã deste domingo, dia 29 de dezembro, os policiais militares Fábio e Ivan atendiam a uma ocorrência, no bairro Monte Serrat, quando avistaram Luiz Henrique de Paula, já conhecido no meio policial pela alcunha “Fiu”.

Ao perceber a aproximação dos policiais, “Fiu” se escondeu em uma residência vizinha, já que encontrava-se foragido do sistema prisional, onde cumpria pena por furto. Os policiais solicitaram apoio à viatura I-11223, composta pelos soldados Everton e Candello, na tentativa de realizar o cerco à residência, tendo em vista o local ser de fácil fuga pelos fundos e laterais.

“Fiu” havia se beneficiado da liberdade temporária, conhecida como “saidinha do Dia das Mães”, no mês de maio, e não mais retornou para a cadeia. Ele também foi beneficiado pelo regime semi-aberto, onde deveria trabalhar durante o dia e retornar à noite para dormir na prisão, mas também não cumpriu com a determinação e perdeu o benefício.

Com a chegada da viatura de apoio, “Fiu” fugiu pelo telhado da casa e embrenhou-se em uma mata local, sendo caçado pelos policiais, que iniciaram incursão mata à dentro.

Desesperado, o ‘fujão’ pulou nas poluídas águas do Rio Jundiaí, na intenção de atravessar a margem e fugir pela Fazenda São João, onde há uma mata fechada.

Com a chegada das viaturas de apoio, vindas da cidade de Jundiaí, os policiais iniciaram um cerco e nova incursão, sob o comando do sargento Borges.

O helicóptero Águia 9 e também o canil da PM foi acionado pelo Tenente Zucon, que também compareceu no local e assumiu o comando da operação que se estendeu por várias horas.

Uma denúncia anônima dava conta de que “Fil” havia retornado à sua residência e em menos de 5 minutos os policiais efetuaram o cerco e o renderam, sendo algemado e conduzido até à delegacia de Itupeva, de onde foi recolhido ao Centro de Triagem de Jundiaí, permanecendo à disposição da justiça.

A ficha criminal do acusado surpreendeu até mesmo os policiais de Itupeva. Ao ser estendida, ela chega a mais de 10 metros.