Missa solene marca a posse do novo pároco

Por em 14 de janeiro de 2014
Jornal de Itupeva

O bispo Diocesano de Jundiaí, Dom Vicente Costa, esteve em Itupeva, na noite deste domingo, dia 12 de janeiro, para presidir a missa de posse canônica do padre Geraldo da Cruz Bicudo de Almeida, 54 nos, novo pároco de Itupeva, que assume o lugar do padre Lúcio Carlos Savieto.

A celebração, que aconteceu na igreja matriz de São Sebastião, também apresentou o novo vigário paroquial, padre João Luiz Dias, posto antes ocupado pelo padre Alexandre Rogério Theodoro, designado para a Paróquia Nova Jerusalém, de Jundiaí.

Já o padre Lúcio Savieto, que ocupava o posto de pároco de Itupeva desde o dia 28 de abril de 2012, foi designado para a igreja Nossa Senhora do Carmo, localizada no bairro Jundiaí Mirim.

Durante o ritual de posse, o Padre Geraldo foi levado pelo bispo a pontos sagrados da matriz que representam o Ministério Sacerdotal: o Sacrário na capela do Santíssimo, a pia batismal e o altar sagrado.

Dom Vicente também entregou ao novo pároco os sinais que fazem parte do ministério: a chave do Santíssimo, a Bíblia Sagrada e o Plano Diocesano de Evangelização, onde constam três projetos: (1) Fomentar os Grupos de Rua nas Paróquias da Diocese; (2) Formação dos Agentes para uma Igreja, Comunidade de Comunidades; (3) Tornar a Região Pastoral uma Rede de Paróquias-Irmãs.

Falta de energia marca celebração

A importante celebração, que deu posse ao novo pároco e vigário de Itupeva, aconteceu praticamente no escuro diante o blackout ocasionado, segundo a CPFL – Companhia Piratininga de Força e Luz – diante a necessidade de reparo de transformadores de energia.

A missa foi conduzida à luz de velas, fato que foi visto como um diferencial por parte das autoridades eclesiásticas e das centenas de fiéis presentes.  A energia em Itupeva foi restabelecida por volta das 20h30, quando a missa já havia terminada.