11º Batalhão comemora 38 anos com solenidade

Por em 16 de janeiro de 2014
Jornal de Itupeva

O 38º aniversário do 11º Batalhão de Polícia Militar do Interior foi comemorado, na manhã desta quinta-feira, 16 de janeiro, com solenidade alusiva e presença de autoridades de toda a região.

A solenidade teve início às 10h da manha e foi presidida pelo tenente-coronel Luis Marcos Theodoro de Souza, subcomandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI-2), de Campinas, que é responsável pelo 11º BPM/I.

A Banda Marcial da Polícia Militar do CPI-2 apresentou hinos militares e marcou passo para o desfile da tropa. Diversas autoridades e militares de alta patente estiveram presentes, entre elas o comandante do 11º BPM/I, tenente-coronel Aloysio Alberto de Queiroz Junior, que durante pronunciamento anunciou o final de sua carreira dentro da corporação militar.

No decorrer da solenidade, o capitão Jacinto DelVecchio, responsável pelo cerimonial, fez a leitura de Boletim Interno, escrita pelo comandante do 11º BPM/I, que em nota parabenizou o Batalhão por mais um aniversário em uma data marcada pelo final de sua carreira militar, vivida em defesa da farda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

“Nestes 38 anos de existência, nossa Unidade confirma as perspectivas do passado com realidades concretas: a Aglomeração Urbana de Jundiaí é uma região de urbanização contínua, com integração econômico-funcional, com quase 700 mil habitantes, crescimento demográfico superior ao da média nacional e Produto Interno Bruto superior a R$ 25 bilhões. Nesse contexto, a Polícia Militar do Estado de São Paulo, através do 11º e 49º Batalhões PM/I, procura fazer frente aos desafios urbanos e sociais que este desenvolvimento traz consigo. Hoje, o Batalhão por mim comandando conta com um efetivo de mais de 400 homens, com a árdua missão de colocar em prática os programas de policiamento desenvolvidos na cidade de Jundiaí, bem como nas cidades de Itupeva e Cabreúva. A magnitude do trabalho desenvolvido, certamente impressiona aqueles que pouco conhecem nosso cotidiano. No que diz respeito ao ano que se encerrou, o efetivo do onze (11º Batalhão) atendeu a 13 mil ocorrências, recuperou mais de 350 veículos furtados ou roubados, prendeu mais de 50 armas e efetuou mais de 450 prisões em flagrantes. Esse trabalho árduo frutifica, sobretudo, a partir da certeza de que cada um de nós, policiais militares, contribuímos significativamente não somente para a segurança, mas também para a paz pública, resultado na prosperidade que nossa região e que nosso povo experimentam. Não podemos deixar de mencionar a importante parceria que temos com as prefeituras de Jundiaí, Itupeva e Cabreúva, com as quais temos realizados trabalhos importantes de ações conjuntas em prol a comunidade local”, disse o comandante.

O tenente-coronel também fez questão de agradecer aos amigos do Batalhão, em especial aos homenageados durante a solenidade.

Ao final da nota, Aloysio também falou sobre os recentes acontecimentos, entre manifestações, depredações, vandalismo e violência contra pessoas e patrimônios dos mais diversos.

Já o subcomandante do CPI/2, Luis Marcos Theodoro de Souza, parabenizou o comandante do 11º BPM/I pela nota. Ele fez questão de agradecer ao coronel Aloysio, por tudo que fez em favor da Polícia Militar durante toda sua carreira, desejando-lhe muita sorte em sua nova etapa de vida, ressaltando o seu comprometimento e dignidade para com a corporação da Polícia Militar, bem como toda a sociedade em geral.

O comandante da Guarda Municipal de Itupeva, Wladimir Manzato, representou o prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon. Ele e os coordenadores Fernando César e Antônio Mangini desejaram parabéns ao Batalhão e muito sucesso ao coronel Aloysio em sua nova etapa de vida.

O subtenente Paulo Almeida, comandante do 4º Pelotão de Polícia Militar de Itupeva, representou a corporação de Itupeva ao lado dos soldados Peixoto, Bartelt e Policiano, que também parabenizaram e agradeceram ao coronel Aloysio, em nome de todos os policiais do 4º Pelotão de Policia Militar de Itupeva.