Itupeva ganha 8 novos trechos com semáforos

Por em 29 de janeiro de 2014
Jornal de Itupeva

Os equipamentos já começaram a ser instalados na cidade.

A Prefeitura de Itupeva iniciou a instalação de novos conjuntos semafóricos em locais estratégicos da cidade, com o objetivo de garantir mais segurança aos pedestres e à circulação de veículos.

A base de sustentação e os semáforos já estão sendo instalados, sendo esta uma determinação do prefeito Ricardo Bocalon, em atendimento à solicitação da comunidade e devida necessidade dos equipamentos. Os locais de instalação foram definidos pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, após pesquisa de tráfego, tendo como objetivo facilitar o tráfego dos veículos, principalmente na região Central da cidade.

“O equipamento que vamos utilizar é o mesmo que instalamos no cruzamento da avenida Brasil com a vereador José Poli, que conta com o temporizador. O equipamento é responsável por fazer uma contagem regressiva toda vez que o sinal é fechado e aberto. O objetivo é informar tanto ao motorista quanto ao pedestre o tempo restante para a mudança de sinal”, disse o prefeito.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Almir Gonçalves, os locais que receberão os novos equipamentos são: cruzamento da avenida Brasil com Guanabara; rua Jundiaí com Avenida Brasil; Avenida Emílio Checchinato com o Parque das Hortênsias; Praça São Paulo com Emílio Checchinato (Setor de Ambulâncias), avenida Brasil, entrada do jardim Brasil; Emílio Checchinato em frente à escola Victória e Emílio Checchinato com avenida Luiza Stella.

A instalação do semáforo em frente à escola Victória se faz necessária por estar localizada em um ponto de grande movimentação de veículos. Neste caso, o semáforo de pedestres garante mais segurança na travessia dos alunos. Já no cruzamento da rua Jundiaí com a Avenida Brasil, área Central da cidade, o equipamento será instalado diante do fluxo intenso de veículos e de pedestres.

De acordo com o prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon, a ausência do semáforo vem colocando em risco a vida dos pedestres, além de contribuir com o escoamento de veículos, principalmente no horário de pico, quando o tráfego é intenso.

A prefeitura também estuda a implantação de um conjunto semafórico na rodovia Hermenegildo Tonoli, que deve possibilitar segurança ao pedestre, uma vez que os automóveis vão ter um momento da parada obrigatória em ambos os sentidos, tempo suficiente para o pedestre atravessar.
O trabalho da Secretaria de Mobilidade Urbana, neste trecho inclui, além do semáforo, o reforço na sinalização, com demarcação de faixas de pedestres e instalação de placas de trânsito.

“Quero agradecer a colaboração do munícipe, que vem demonstrando respeito à sinalização em Itupeva, principalmente a grande parte dos motoristas, que para nas faixas em respeito ao pedestre. Pedimos a compreensão neste primeiro momento, já que todos podem estranhar a existência dos semáforos, mas essa é uma medida que visa a segurança e a melhoria do trânsito”, disse.

Atualmente a cidade de Itupeva possui um único cruzamento semaforizado, localizado na avenida Brasil com Emancipadores do Município.

“Após instalar estes novos equipamentos, vamos programar a instalação de outros, pois temos muitos cruzamentos críticos em Itupeva, responsáveis por vários acidentes no município”, concluiu o prefeito Bocalon.