Agricultor colhe mandioca gigante em Itupeva

Por em 18 de maio de 2014
Jornal de Itupeva

O agricultor Natalino Menegon, 71 anos, teve uma grata surpresa na tarde da última terça-feira, dia 13 de maio, quando colheu uma mandioca gigante em sua propriedade, o sítio Santa Vitória, em Itupeva.
O tubérculo pesou 27 quilos e exigiu ajuda do filho, Zé Roberto, que participou da retirada do mandiocão da terra.

A foto, divulgada em primeira-mão pelo Jornal de Itupeva, já virou atração pelo tamanho e pelo inusitado de ocorrências do tipo, já que em todos estes anos de vida com agricultor, Natalino afirma que nunca colheu uma mandioca deste tamanho em seu sítio, já que, em geral, as mandiocas não passam de meio quilo.
“Em todos os meus 71 anos de idade, nunca vi uma mandioca desse tamanho”, disse ele.

Recorde

A maior mandioca já colhida em toda história foi de um brasileiro (foto à direita) e, por coincidência, foi colhida no último dia 10 de março, praticamente no mesmo dia da mandioca de Itupeva. O agricultor Milton de Oliveira, de 75 anos, colheu uma mandioca gigante em seu sítio, na cidade de Araçoiaba da Serra, na região de Sorocaba (SP).

A mandioca pesou 124 quilos e pode entrar no Guinness Book, o livro dos recordes, como a maior mandioca do mundo.

Até então, a maior mandioca era de Natividade da Serra, uma cidade localizada no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, que produziu, em 10 de agosto de 2007, uma mandioca com 42,5 quilos. A colheita foi do agricultor Hélio Marcondes de Castro em um sítio de 25 alqueires. Em geral, o sítio já produzia mandiocas avantajadas: com média de peso entre 8 e 15 kg. O sítio produz ainda maracujás, que chegam a pesar 750g e rendem 60% de polpa, e abóboras, com peso de até 50 kg.