Incêndio destrói parte do Maxi Shopping

Por em 21 de maio de 2014
Jornal de Itupeva

Parte do piso superior do Maxi Shopping Jundiaí foi destruída por um incêndio de grandes proporções, ocorrido na madrugada de hoje, quarta-feira (21). As cenas do local são assustadoras, pois o fogo se espalhou e atingiu parte da área de alimentação, deixando um rastro de destruição. O Maxi Shopping fica localizado na Vila Rio Branco, em Jundiaí.

Como aconteceu

Funcionários que trabalhavam na limpeza, manutenção e segurança do empreendimento sentiram cheiro de fumaça e perceberam labaredas, que vinham do interior da loja de materiais esportivos Centauro, localizada no piso superior, próxima à Praça de Alimentação. O fogo teria iniciado por volta das 2 horas da madrugada.

O Corpo de Bombeiros de Jundiaí foi acionado, tendo comparecido ao local todas as unidades em plantão.  O combate às chamas durou pouco mais de 2 horas.  Não houve registro de nenhuma vítima.

Sprinklers

Segundo informação de um dos funcionários, o alarme foi acionado minutos após o início das chamas, quando foram acionados os sprinklers, que é um sistema de chuveiros automáticos, composto por um suprimento d’água da rede hidráulica sob pressão. Os dispositivos de aspersão de água normalmente são instalados em diversos pontos estratégicos, sendo acionados por um célula termosensível, que se rompe por ação do calor proveniente do foco de incêndio, permitindo a descarga d’água sobre os materiais em chamas.

Com o acionamento dos sprinklers, algumas lojas ficaram alagadas, a exemplo da C&A, localizada no piso inferior, exatamente embaixo da Centauro.

A Polícia Civil tentará, a partir de perícia, identificar as causas do incêndio.