GCM ministra palestra de prevenção ao uso de drogas

Por em 24 de maio de 2014
Jornal de Itupeva
A Guarda Civil Municipal de Itupeva realizou, na noite da última sexta-feira (16), uma palestra educativa sobre prevenção ao uso de drogas. A palestra, que faz parte do Projeto “Viva Vida”, aconteceu na Escola Municipal Mário Covas, na Vila Independência, sendo direcionada aos moradores do bairro.
De acordo com Vladimir Manzato dos Santos, comandante da GCM, a prevenção é a melhor forma de evitar que a juventude entre para o mundo das drogas.
“A iniciativa faz parte de um projeto contra as drogas desenvolvido pela Guarda Civil Municipal. Na escola, quando eu tinha a idade de vocês, os colegas que seguiram esse caminho se deram mal. Ou foram presos ou morreram. Os que escaparam e se recuperaram, nunca mais quiseram saber de droga”, afirmou o comandante.
Para ele, um projeto como este – que se propõe a debater a questão das drogas, com portas abertas à comunidade, é de fundamental importância. “A melhor arma contra a droga é a informação, a educação”, destacou Vladimir.
Debates 
O objetivo do projeto, segundo o palestrante Rafael Camargo, é reunir a comunidade para mostrar os malefícios causados pelas drogas, bem como atrair os jovens para uma discussão sobre o problema com a família e com a comunidade escolar.
Carlos Alberto, 15 anos, é morador do bairro e disse que o projeto está de parabéns e “merece nota 10”, pois trata-se de uma iniciativa corajosa, que deve ter o apoio da comunidade estudantil.
“É muito importante para a sociedade, pois ajuda a prevenir muitas crianças, adolescentes e até adultos que, sem saber dos riscos, desafiam o perigo e fazem uso de drogas, começando pela bebida alcoólica”, afirmou o estudante.