Prefeitura adere ao programa PESC

Por em 29 de maio de 2014
Jornal de Itupeva

O Programa do ensino de ciências considerado único no país oferece uma gama de materiais didáticos contemplando o aluno com uma infinidade de maneiras de interação no universo da ciência, no qual são oferecidos desde livros didáticos a kits tecnológicos, como lousa digital e videomicroscopia, jogos pedagógicos e anatomia humana.

Quatro escolas da rede Municipal de Educação de Itupeva serão beneficiadas com uma nova metodologia, que facilitará o ensino da disciplina de Ciências de forma dinâmica e divertida. Essa realidade tornou-se possível com a aquisição do PESC – Programa de Ensino Sistematizado das Ciências – que é um programa composto por materiais didáticos e uma unidade experimental que possibilita a interação do aluno com a disciplina.

A apresentação do programa contou com a presença do prefeito Ricardo Bocalon, da Primeira-dama e Secretária de Educação e Cultura, Idelma Bocalon, de responsáveis pelo Pesc, secretários adjuntos, coordenadores e educadores da rede municipal.

O programa, adquirido pela Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, foi apresentado aos educadores municipais na noite de quarta-feira (21), na Sala de HTPC.

A princípio, o programa vai abranger quatro escolas municipais: Thereza Angelina Lourençon (Vila São João); Jardim Vitória (Monte Serrat); Laerte Retondo (Rio das Pedras) e José de Oliveira (Residencial Pacaembu).

Segundo o prefeito, o projeto está sendo inserido na rede em caráter experimental e, no futuro, deve ser expandido para todas as escolas municipais da cidade: “Vocês, professores, serão os primeiros a experimentarem o Pesc. Confesso que gostei muito desse programa, que agora poderá ser trabalhado e adaptado à realidade de Itupeva, com a ajuda de vocês”, disse.

Pesc_3

O prefeito também lembrou da valorização dos educadores em seu governo, sendo ressaltado que, recentemente, os professores, que trabalham 30 horas por semana, receberam 13,96% de aumento que, somado aos últimos reajustes, supera os 26%, com ganho real de 11,37%.

“Acreditamos que investindo na educação vamos melhorar o futuro de nossas crianças e, consequentemente, de nossa cidade. E nosso Governo, em apenas um ano e meio, vem fazendo muito pela educação e ainda vai fazer muito mais. Não conheço cidade nenhuma no país que concedeu um aumento como esse à classe de educadores. E vamos buscar melhorar cada vez mais a categoria. Nossa meta estabelecida em campanha foi de atingir 40% em quatro anos e já conseguimos atingir mais da metade desse montante”, finalizou.

Para a Secretária de Educação e Cultura, Idelma Bocalon, o Programa será usado como uma ferramenta imprescindível aos educadores em sala de aula. “É algo voltado para área de Ciências, que passa por linguagem oral, escrita, poesia, cantigas de roda. A disciplina será ensinada de forma contextualizada, lúdica, por meio de brincadeiras, fazendo com que a criança sinta-se inserida nesse mundo investigativo, de observação e de análise da natureza”.

Pesc_1

O que é o PESC

O PESC é uma proposta de ensino inovadora, abordando diversos temas relacionados ao ensino de Ciências. Apresenta atividades experimentais que proporcionam ao aluno um enriquecimento cotidiano, utilizando trabalhos práticos, transformando a aprendizagem em um momento prazeroso, descontraído e lúdico, rico de significados, sendo agradável para alunos e professores.

Segundo o Gerente Pedagógico do Programa, Sérgio Cunha, o programa de ensino de ciências em Itupeva será voltado para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, proporcionando aos educadores um kit tecnológico que compõe de Lousa digital e videomicroscopia, jogos pedagógicos, anatomia humana e livros didáticos.

Pesc

“Hoje estamos apresentando o programa a vocês, professores, que deverão ter um contato mais aprofundado com a metodologia que será utilizada. Esse não é um projeto pronto e acabado, nós vamos precisar discutir ainda muito com todos vocês para adaptar o projeto à realidade de Itupeva. Somos todos autores desse projeto. Nós, Pesc, e vocês professores”, disse Sérgio.

A parte concreta do material possibilita o conhecimento mais dinâmico das ciências, além da vivência e interação com a atividade, o professor e o aluno”, finalizou o Gerente.