Saúde promove campanha de prevenção e controle do tabagismo no CAPS

Por em 30 de maio de 2014
Jornal de Itupeva

Para comemorar o Dia do Tabaco (31 de maio) a Secretaria Municipal de Saúde promove no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) a campanha de prevenção e controle do uso de tabaco. A campanha faz parte do Programa Municipal de Prevenção e Controle do Tabagismo, idealizado e inserido pela Pasta desde 2013.

Para o prefeito de Itupeva e presidente do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ) Ricardo Bocalon a iniciativa vai de encontro com a proposta do governo de priorizar as questões sociais. “Nosso governo tem por vocação o investimento em questões sociais. Investir e apostar nas pessoas é nossa prioridade. Nossa intenção é proporcionar bem estar a todos, por isso, fomentar projetos como o Programa Municipal de Prevenção e Controle do Tabagismo no CAPS é importante, mais que isso, fundamental para nossa política de governo”, disse o prefeito.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Dr. Ricardo Vicente da Silva, a equipe responsável pelo projeto é capacitada com metodologia e instruções do INCA (Instituto Nacional do Câncer). “O trabalho é interno, ou seja, voltado para os pacientes fumantes. O trabalho é feito por profissionais altamente capacitados. Além disso, existe medicação para o tratamento do tabagismo que é aplicada e distribuída gratuitamente para a população”, disse o secretário.

A campanha acontece nesse mês no Centro de Atenção Psicossocial e deve seguir por todo ano. “Além dos fumantes, vamos incluir também os assistidos com problemas com álcool, crak e cocaína, pois em muitos casos o uso do tabaco está associado ao uso de outras drogas”, comenta Iracilda, coordenadora do CAPS.

A campanha também se estende aos familiares dos pacientes. “Vamos dar atenção também aos familiares, pois nesses casos, a família também necessita de apoio. Vale lembrar que está sendo distribuído material sobre o tabagismo passivo, pois as pessoas que não fumam, mas que convivem com fumantes, também tem risco de adoecer. No CAPS, ha cada vez mais pessoas interessadas no tratamento, com objetivo de controlar o uso de tabaco. Antes, fumar estava ligado a uma questão social, hoje a situação mudou e fumar passou a ser tratado como um problema de saúde pública. A ausência de tabaco melhora a saúde e consequentemente a qualidade de vida”, completa a coordenadora.
O CAPS fica localizado na rua Otávio Fabrício, nº 51, no Jardim Ana Luiza.