Dia do Desafio: Mais de 13 mil itupevenses desafiam e mexem com o mundo

Por em 3 de junho de 2014
Jornal de Itupeva

Cerca de 13 mil itupevenses ajudaram Itupeva a mexer junto com o mundo na última quarta-feira, 28, pelo ‘Dia do Desafio’ (Challenge Day), evento que acontece desde 1983, e mobilizou mais de 60 milhões de pessoas no mundo todo.

Participando junto com cidades da Europa e das Américas, do Sul, Central e do Norte, foram realizadas em Itupeva diversas atividades físicas em escolas, indústrias, entre outros locais espalhados durante todo o dia.

Em sua 12ª participação, o município de Itupeva levou ao pé da letra o slogan do ‘Dia do Desafio’, “Você se mexe e o mundo mexe junto”, e contabilizou cerca de 13 mil pessoas, quase 30% da população, praticaram exercícios durante todo o período do evento e ajudaram a cidade a ter êxito no duelo diante de Parati (RJ).

O Prefeito elogiou o resultado como sendo fruto de uma população ativa e atuante no município: “O povo itupevense mais uma vez mostra o quão participativos eles são em nossa gestão, não falo isso apenas pela vitória conquistada no Dia do Desafio, mas porque a cada passo que nosso governo vem dando, a população sempre está lá, do nosso lado, dando o apoio necessário para podermos seguir em frente”.

“Não nos surpreende a participação tão grande de nossos moderadores porque nós sabemos como a população de Itupeva é solidaria e ativa, mas nos dá gás para fazermos cada vez mais e melhor para o esporte na cidade”, disse o Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Juarez Pereira Gomes.

Participação da Comunidade

Um dos locais onde aconteceram atividades, a Escola Estadual José Polli, mobilizou cerca de 850 pessoas. De acordo com a diretora do Polli, Célia Brazão, a ação é relevante para a formação dos alunos: “A Secretaria de Esportes nos enviou um convite e nós entendemos a importância de abraçar essa oportunidade que, além de ajudar na educação física, mostra aos alunos que o exercício físico está presente no cotidiano das pessoas”.

diadodesafio_2

Assim como a direção da Escola, o Grêmio Estudantil do Polli, ‘Revolucionários’, abraçou o desafio, e ficaram chamando seus colegas durante os dias que antecederam o evento para participar, além de cuidarem de toda a parte técnica durante a realização do Dia do Desafio.

“É algo que nunca tivemos a oportunidade de participar como escola, então nós do Grêmio achamos legal e importante dar o apoio ao evento, pois acreditamos que será uma experiência que vai mudar um pouco a nossa rotina de estudantes”, disse a presidente do ‘Revolucionários’ Larissa de Oliveira, 16.

Sobre o Dia do Desafio

Iniciado no Canadá em 1983, ano após ano têm reunido milhões de pessoas em vários países. O evento tem uma data fixa de realização no mundo todo, que é sempre a última quarta-feira do mês de maio.

No Brasil ele é coordenado pelo SESC e o principal objetivo é incentivar a população a praticar atividades físicas, sejam elas recreativas ou desportivas, de maneira regular, visando manter e melhorar a sua qualidade de vida e promover a integração da comunidade.

Vale qualquer tipo de exercício ou atividade física, como esportes coletivos (futebol, basquete, vôlei); esportes individuais (ginástica, natação, tênis, artes marciais, etc.); atividades recreativas (caminhar, andar de bicicleta, dançar, etc.); entre tantas outras.