Consultório de Rua é criado em Jundiaí

Por em 11 de junho de 2014
Dr. Cláudio Miranda: Esse é um trabalho forte em Jundiaí.

Há pouco mais de um mês, a Secretaria de Saúde de Jundiaí deu início ao chamado “Consultório de Rua”. Inédito na cidade, o programa visa atingir pessoas em estado de vulnerabilidade social e faz parte da reestruturação da Coordenação de Saúde Mental.

O ex-secretário de Saúde do município, médico cardiologista, doutor Cláudio Miranda, que ainda comandava a pasta quando o programa foi lançado, afirma que esse trabalho continua com o agora secretário Gerson Vilhena.

“Deve haver a universalização da saúde. Esse é um trabalho forte, intenso, que começamos há pouco tempo e que já vem dando resultados bastante positivos”.

Miranda ainda destacou que “na primeira semana de atuação, já havíamos detectado duas adolescentes grávidas, que não teriam condições de realizar o pré-natal. A equipe do Consultório de Rua, formada por médicos, enfermeiros e agentes sociais, então, encaminhou as garotas para realizar os exames.

A partir de um mapeamento realizado, o programa busca atuar onde há maior concentração de moradores de rua, pessoas que possam ter problemas mentais e também dependentes químicos.

Com a atuação contínua do Consultório de Rua, pode-se diminuir ainda mais a mortalidade infantil em Jundiaí que, neste ano, já atingiu a meta que, inicialmente, era para os quatro anos de governo. Esse trabalho também será realizado em parceria com outras secretarias.