Orquestra de Jundiaí se apresenta no Polytheama

Por em 27 de junho de 2014
Divulgação

No segundo concerto da temporada 2014, a Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ) homenageia Brasil e Suécia. A apresentação acontece neste sábado (28), às 20h, no Teatro Polytheama, com entrada gratuita. Sob a regência da maestrina Claudia Feres, o concerto contará com as participações do flautista jundiaiense Michel de Paula, que morou na Suiça, e do violeiro Emerson de Biaggi.

No repertório da noite estão peças de Osvaldo Lacerda e Ernest Bloch. A escolha, segundo Claudia Feres, foi feita em conjunto com o convidado Michel de Paula. “Começamos a conversar sobre o repertório que iríamos apresentar e como o Michel morou por vários anos na Suíça pensamos em fazer um repertório de músicas brasileira e suíça com obras para flauta e píccolo. Pensamos então nesses dois compositores do século 20, Osvaldo Lacerda e Ernest Bloch, que têm obras para estes instrumentos”, conta a maestrina.

Serão apresentadas “Quatro Peças Modais”, de Osvaldo Lacerda, e “Suíte Modal”, de Ernest Bloch. “Vamos mostrar através dessas obras a construção da música com essas escalas modais. Como cada modo produz um clima diferente na música”, explica Claudia.

Para Michel, o convite foi muito especial. Depois de 20 anos morando na Suíça, ele está de volta e se apresenta em sua cidade natal. “É sempre com muito carinho e emoção que venho a Jundiaí me apresentar. Espero ver muitos conhecidos e amigos na plateia prestigiando a orquestra e esta música”, diz o músico.

Michel comenta ainda que, por ter dupla cidadania, o concerto está sendo divulgado pelo consulado suíço de São Paulo. “O concerto está sendo divulgado para todos os suíços que moram na região”, destaca.

Emerson de Biaggi também é convidado desta apresentação. “Não conhecia o ‘Concerto para flauta, viola e cordas’ do Bloch e achei muito bem escrito e muito bonito. Então tive a ideia de convidar nosso chefe do naipe de violas, Emerson de Biaggi, para fazer solo também. Ele lidera o naipe de violas desde a fundação da OMJ, com enorme experiência, técnica e musicalidade”, ressalta Claudia.

Os ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes do concerto na bilheteria do Teatro Polytheama, na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2472.