Copa SerrAzul de Hipismo vive dias de decisão

Por em 28 de junho de 2014
Jornal de Itupeva

Após abrir com o pé direito, no início do mês, o Circuito Indoor Gerdau, Itupeva vem sendo sede para a III Etapa da Copa SerrAzul “Centro Hípico Chesa SerrAzul”.

O evento, que começou nesta sexta-feira, prossegue neste domingo (29), na Fazenda Santa Maria da Posse, em Itupeva, quando se encerram as competições no mês de junho.

A competição, que é uma das mais esperadas pelos praticantes de hipismo do país, reúne os principais nomes do hipismo no Brasil, como o dos cavaleiros: Francisco Musa, Francisco Obino Cirne Lima, José Roberto Reynoso Fernandes, César de Almeida, do anfitrião da competição, Vitor Alves Teixeira, além de outros 240 competidores, vindos dos quatro cantos do Brasil.

O Ranking Indoor Gerdau é um circuito de abrangência nacional e que, pela segunda vez no mês, faz de Itupeva a capital nacional do hipismo.

A etapa foi aberta na sexta-feira e teve como principal atração o início das disputas nas categorias: formação (Junior); amadora (Amador Top) e alto nível (Sênior Intermediário e Sênior Top), onde os cavaleiros procuraram o melhor desempenho dentro do trajeto para se manterem vivos na competição e conseguirem avançar para as fases de sábado e domingo.

O cavaleiro Bruno Chaves Pessanha, montando o cavalo Transwaal Allouette Van Het Lambroeck, ficou com a primeira colocação da categoria Sênior, na prova que abriu o dia de competições, na modalidade ‘salto sobre obstáculos de até 1,35m’, com o tempo de 55,5 segundos sem cometer nenhuma falta.

Bartholomeu Bueno de Miranda ficou com o lugar mais alto do pódio, no Amador Top, completando o percurso em 66,5 segundos e no Junior a amazona, Yasmin Almendros Marinho Santos, montando a égua Piaff de Quintal, venceu com o tempo de 67,2 segundos.

Na segunda prova do dia, na modalidade ‘Cavalos Novos’, saltando por obstáculos de até 1,35m, o medalhista de ouro por equipe no Pan-americano do Rio de Janeiro, César Almeida, venceu na categoria CN8 com a égua Lara Império Egípcio, com o tempo de 60,16 segundos. Já no CN7, quem ficou em primeiro lugar foi o cavaleiro, Francisco Musa, com a égua ‘Casadora Jmen’, que completou o percurso em 62,30 segundos.

Campeão do último Grande Prêmio (Ranking indoor), que aconteceu no primeiro final de semana de junho, Francisco Obino Cirne Lima ficou no local mais alto do pódio da penúltima prova do dia (de salto sobre obstáculos de até 1,30m, no Sênior). Ele alcançou a pontuação máxima do percurso (10), dois à frente do segundo colocado e anfitrião do evento, Vitor Alves Teixeira. Fechando a prova, Marcelo Miranda Goldbaum no amador Top e Guilherme Zorzette Finardi no Pré Junior venceram em suas categorias.

O dia de competições na hípica se encerrou com a principal prova de sexta-feira “Salto sobre obstáculos de até 1,45segundos”. Montando o cavalo Boomerang VH Kluizebos, o anfitrião da festa, o cavaleiro olímpico e tricampeão pan-americano por equipes, Vitor Alves Teixeira, levou a principal premiação finalizando o primeiro percurso em 74,90 segundos e o de desempate em 41,90segundos.

Sábado

As disputas deste sábado, dia 28, começaram quando o ponteiro marcava 9 horas com a prova de salto por obstáculos de 1,10m para as categorias: Pré Mirim; Jovem Cavaleiro Amador; Amador.

A amazona Marcela Lemos Miceli, em parceira com a égua DonnaTW, foi a mais rápida que passou pelo picadeiro da prova. Ela completou o percurso em 53,13segundos e na volta de desempate em 23,71segundos, ficando com a primeira colocação nos Jovem Cavaleiro Amador.

Matheus Lago Osmari no Pré Mirim e o Capitão Estevão Grossi Aguiar da Silva no Amador venceram em suas categorias. Um pouco antes do meio dia, a segunda prova do sábado era encerrada com o “salto por obstáculos de 1,20m para as categorias Amador, Jovem Cavaleiro e Master”.

Com o tempo de 52,57segundos, o cavaleiro Marcelo Gozzi subiu no lugar mais alto do pódio no Master, enquanto que a amazona, Fernanda Nogueira Lemos, realizou o percurso em 56,84segundos, ficando com o primeiro lugar nos Jovens Cavaleiros. Já Daniella Freire de Carvalho Lunardelli venceu o Amador com 57, 65segundos.

Durante o sábado, ainda aconteceram as provas de salto sobre obstáculos 1,30m, 1,35m e o mini Grande Prêmio com obstáculos de 1,40m, que reuniu os principais competidores da Etapa.

Domingo

No domingo o dia de competições começa às 10hs, com a final das disputas nas categorias: formação (Pré Mirim, Mirim, Jovem Cavaleiro e Junior) e amadora (Amador) e alto nível (Sênior Top), com um total de 3 provas, entre elas o Grande Prêmio.

A I Etapa do Circuito Indoor da Copa SerrAzul de Hipismo vem acontecendo neste final de semana, no Centro Hípico Chesa SerrAzul, na Fazenda Santa Maria da Posse com a entrada gratuita.

Thales Mileto