Oficina de desenho no Parque atrai crianças de toda cidade

Por em 3 de julho de 2014
Jornal de Itupeva

A Prefeitura Municipal de Itupeva, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promoveu no último domingo (29) no Parque da Cidade, a oficina de desenho em grafite.

Para o prefeito de Itupeva e presidente do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ) Ricardo Bocalon, o projeto vai de encontro a filosofia da gestão, que prioriza os projetos sociais. “Educação, Cultura e Saúde, fazem parte das nossas prioridades. Temos como missão equilibrar as áreas econômica e social, para dessa forma, melhorar a qualidade de vida das pessoas. Ações como a oficina refletem o pensamento de nosso governo e mostra nossa verdadeira vocação”.

Segundo a secretária da pasta, Idelma Bocalon, a oficina faz parte de um plano maior de investimentos na área. “A oficina é parte de um projeto maior que visa a formação de crianças e jovens. A cultura é uma importante ferramenta de formação e, sobretudo, transformação social”, avalia a secretária.

O evento, segundo o desenhista Irineu Fernandes, reuniu dezenas de crianças de diferentes bairros do município. “O projeto tem como base minha própria história. Comecei a desenhar da mesma forma que essas crianças, num projeto voltado a pratica do desenho. A iniciativa é muito importante, pois dessa forma é possível identificar indivíduos com aptidões interessantes. A ideia é dar estrutura e orientação para aqueles que desejam assumir o desenho como profissão, ou até mesmo para expressão artística. A principio deixamos as crianças livres para desenhar, criar, e a partir dos primeiros trabalhos identificamos a personalidade, a aptidão do participante. Após o primeiro momento, entramos com as instruções técnicas. Graças ao apoio e a iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura, temos como meta dar continuidade ao trabalho”, disse.

Para Jonathan dos Santos, de 11 anos, o desenho já faz parte da sua rotina. “Faço desenhos desde os 3 anos. Gosto muito de desenhar. Estou adorando a aula no parque, desenhar ao ar livre é mais gostoso”, disse o morador do Jardim Guiomar. “Trata-se de uma grande iniciativa do governo. Dar apoio aos pequenos para aprimorar suas aptidões é algo louvável. A oficina desperta o interesse pela arte e mostra novos caminhos aos nossos filhos”, elogia Michele Cristina, mãe de Jonathan.

“Gosto muito de desenhar e a aula está me ensinando coisas novas. Fiquei ainda mais interessado em desenho. Não pretendo parar de desenhar tão cedo”, comenta Afonso Silva, de 10 anos, morador do Parque das Hortensias. Assim como o filho, o pai de Afonso também ficou animado com a iniciativa. “Adorei a oficina. O evento mostra que o governo está preocupado com o futuro das crianças. A semente está sendo plantada”, afirma o morador.

O Parque da Cidade, que conta com extensa programação cultural e esportiva, fica na avenida Emílio Checchinato, sem número, no Centro.