Primeiros desafios de Itupeva nos Jogos Regionais

Por em 4 de julho de 2014
Jornal de Itupeva

Tênis faz bonito nos Jogos; Damas e Futsal masculino empatam; Malha, Futsal Feminino e Volei masculino perdem.

Os atletas itupevenses deram os primeiros passos nesta quinta-feira, dia 3, para marcar seus nomes mais uma vez na história esportiva da cidade nos Jogos Regionais, este ano disputado em Sorocaba. Após o acesso em 2013 a missão de Itupeva neste ano é o de permanecer na elite da 8ª Esportiva.

“Nossos atletas foram heróis durante os Regionais e Abertos do ano passado fazendo um bonito papel na história do esporte de Itupeva e eu tenho certeza que eles darão o sangue para conseguirem dentro de suas modalidades o melhor resultado e só por esse empenho já marcam de forma positiva mais uma página bonita de nossa história,” disse o Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Juarez Pereira Gomes, destacando a seriedade e empenho das pessoas que fazem parte da delegação itupevenses para a 58ª edição dos Jogos Regionais.

O tênis de campo feminino fez as honras itupevenses às 8hs30min, dando o seu cartão de visita para São Roque em duas partidas simultâneas.

Na primeira, a tenista de Itupeva Pie Ju Chien venceu Helena Liste por 2 x 0 (parciais de 6 x 1 e 6 x 0); na outra, Raquel Iotte levou Itupeva a brigar por medalha ao vencer Thayna Nascimento, também por 2 x 0 (6 x 0, 6 x 0).

Com a vitória as meninas do tênis avançaram para as semifinais e enfrentarão Jundiaí nesta sexta-feira, dia 4, às 9h30.

Pisando na cancha às 14hs30min, a malha de Itupeva fez sua estreia em Jogos Regionais diante da atual campeã Jundiaí. Como já era esperado, os vizinhos não tiveram dó dos itupevenses e aplicaram uma dura lição, vencendo a partida por 74 x 14.

A malha de Itupeva recolhe os cacos da derrota desta quinta, pois na sexta às 11hs tem uma decisão nos Regionais, diante de São Roque. Caso não vençam, os itupevenses apenas cumprem tabela na última rodada diante dos anfitriões da competição, Sorocaba.

No mesmo horário, a equipe de damas de Itupeva duelava contra a cidade de Registro, em partida que terminou empatada em 6 x 6. Nesta sexta, eles voltam a jogar contra o adversário, São Roque.

Mais tarde, exatamente às 16h30min, foi à vez do futsal, masculino e feminino, entrarem em quadra para representar Itupeva. Os meninos itupevenses estrearam fazendo uma decisão diante São Roque, a derrota deixaria a vida das duas equipes bem difíceis no Grupo, que ainda conta com a equipe de Jundiaí.

Em uma partida estudada, Itupeva soube valorizar a posse de bola para segurar o ímpeto adversário e conseguiu sair na frente no placar com Décio. Mas faltando 3 minutos para o encerramento do jogo, São Roque empatou.

“Eles começaram a partida em cima de nós, procurando a vitória, mas conseguimos nos impor em quadra e a partir daí ficou um jogo estudado e sobre tudo equilibrado”, disse Claudio Siane, técnico itupevense do masculino.

As meninas tinham pela frente mais que um clássico regional com a vizinha Jundiaí, tinham uma missão dura que parecia mais fácil após o gol, marcado logo no inicio do jogo, mas que parecia quase impossível com o final da primeira etapa, quando o placar marcava 3 x 1 para as jundiaienses. No segundo tempo, as itupevenses lutaram e fizeram mais um no marcador. Mesmo assim, a partida foi encerrada com vitória de Jundiaí por 5 x 2.

O comandante de Itupeva, Rafael Betelli, disse que sabia que seria difícil o duelo contra Jundiaí, mas que ele está orgulhoso pela dedicação de sua equipe:

“Sabíamos que o duelo diante de Jundiaí seria o jogo chave para nossas pretensões dentro dos Jogos, mas também sabíamos que seria difícil como realmente foi, mas mesmo com a derrota nossa equipe demonstrou qualidades que nos mantém ainda vivos.”.

A equipe de futsal feminino joga sua vida no Grupo nessa sexta-feira, diante de Votorantim, às 11hs, enquanto que o masculino descansa esse dia 4 e no sábado enfrenta Jundiaí.

Medalhistas de prata no ano passado, o vôlei masculino fechou a noite de quinta-feira com derrota. Jogando diante da vizinha Louveira, os itupevenses até começaram na frente no jogo e assim permaneceram por boa parte do primeiro set, mas sucumbiram aos saques certeiros da equipe louveirense, que fechou a partida em 2 x 0, parciais de 25 x 22 e 25 17.

A derrota complicou a vida de Itupeva que agora para avançar na competição terá que vencer Jundiaí, sem perder um único set, para manter a esperança de medalha.

Thales Mileto