Itupeva incentiva agricultura local e recebe certificado de Prefeito Empreendedor

Por em 11 de julho de 2014
Jornal de Itupeva
A honraria é entregue anualmente aos prefeitos que se destacam pelo trabalho desenvolvido junto as micro e pequenas empresas de suas respectivas cidades.
 O prefeito de Itupeva e presidente do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ) Ricardo Bocalon recebeu ontem (11) das mãos do gerente do Sebrae, Alexander Terra Antunes, o certificado de “Prefeito Empreendedor”, homenagem feita aos prefeitos que se destacam em todo país pelo incentivo as micro e pequenas empresas.
Segundo Antunes, o Sebrae local representa 15 municípios da regional, desse total, apenas 4 foram agraciadas com a honraria. “Nos sentimos felizes e honrados com a entrega do prêmio ao prefeito de Itupeva Ricardo Bocalon. Trata-se do reconhecimento de um trabalho organizado e sério junto as micro e pequenas empresas da cidade. Tal iniciativa fomenta a economia local e incentiva a prática principalmente dos pequenos produtores rurais. Nosso objetivo é valorizar ideias que mudem para melhor a economia e as questões sociais dos municípios, e é justamente isso que o prefeito e presidente da AUJ, Ricardo Bocalon, está fazendo. Em toda região da AUJ, Itupeva é segunda cidade a ser homenageada”, avalia.
“Para nosso governo é uma honra receber o certificado de ‘Prefeito Empreendedor’. Pessoalmente, considero um prêmio especial por se tratar de uma instituição séria e de tantos serviços prestados a sociedade. É o reconhecimento de um trabalho realizado graças ao empenho de nossa equipe. Temos como meta avançar nas questões econômicas e sociais e equilibrá-las no mais alto nível. Incentivar a pratica e o fomento de produções familiares é um meio viável e atraente de aquecer a economia local e também transformar esse crescimento econômico em ações sociais sustentáveis”, disse o prefeito Bocalon.
O prêmio chega a Itupeva graças a ação do governo que beneficia os produtores rurais familiares com o fornecimento de hortifruti para a merenda escolar de todas as escolas municipais.
“Estamos mudando a merenda escolar das nossas crianças. A ideia é torná-la ainda melhor, com frutas e legumes frescos. A melhor forma de fazer isso é adquirir os produtos dos nossos próprios produtores. Temos que valorizar as nossas potencialidades e favorecer a nossa economia. Com a gama de produtos – de qualidade – que temos em Itupeva não faz sentido comprá-los de fora”, completa o prefeito.
Itupeva conta com aproximadamente 12 mil hectares (ha) de área destinada à produção agropecuária, sendo cada hectare equivalente a 10 mil metros quadrados. Desse total, cerca de 75% das propriedades são pequenas (propriedades com tamanho de até 20 ha) com características de mão de obra familiar, tendo como principal foco a produção de uva Niagara, hortaliças diversas (alface, tomate, abobora, quiabo, beringela e pimentão), milho e outras frutas como uvas finas, tangerina, pêssego, nectarina e morango.