Obras na Avenida Emílio Checchinato seguem aceleradas

Por em 17 de setembro de 2014
Jornal de Itupeva

A obra da avenida Emílio Checchinato, uma das mais importantes do município, continua sendo realizada, com grande avanços. “Essa é uma das nossas maiores realizações, que vai modernizar uma das principais avenidas no município, dando foco também para os pedestres e, principalmente, introduzindo uma faixa para os ciclistas”, aponta o prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon.

No momento, a obra encontra-se no Trecho I, que vai da rodoviária até o Parque da Cidade, com a instalação do sistema de drenagem, que é fundamental para diminuir os risco de enchentes na região. Além disso, também já está sendo assentado o meio fio.

O secretario de Habitação, Obras e Urbanismo, Cícero Petrica, explica que o avanço da obra tem sido feito por trechos, com várias ações simultâneas, para que o trabalho seja otimizado e realizado com maior rapidez e garantindo qualidade.

O secretário ressalta ainda que esse primeiro trecho tem uma grande importância já que no Córrego da Lagoa outra grande obra está sendo realizada ao mesmo tempo, para melhorar a situação de drenagem da Rua Cabreúva, com a construção de um reservatório ao final da rua, com ampliação da canaleta que leva a água até a Av. Emílio Checchinato e desemboca no córrego. A vazão da água que desce pelo córrego será quase três vezes maior do que é atualmente, diminuindo quase completamente o risco de enchentes na região, a mais afetada da cidade em situações de fortes chuvas.

“São obras grandes e estamos cientes do caos que eles geram, tanto para moradores das proximidades quanto no trânsito local, mas nós assumimos esse compromisso e essa responsabilidade, porque nossa preocupação é realizar ações para que Itupeva continue crescendo e também assegurar melhor qualidade de vida, principalmente para os moradores da região, que sempre enfrentaram problemas com enchente e graças às obras e intervenções que estamos realizando não sofrerão mais com essa situação”, completa o prefeito.

Participação Popular no andamento do projeto
Para que o andamento das obras seja realizado da melhor forma possível, a Prefeitura tem realizado reuniões abertas e contado com participação popular todas as semanas, onde é apresentado o andamento da obra e são discutidos soluções para eventuais obstáculos na execução do projeto. Na última semana, a secretária de Habitação, Obras e Urbanismo apresentou detalhes do projeto aos presentes, explicou que os ônibus contarão com espaços específicos para paradas, sem comprometer o andamento do trânsito e também sobre a ciclofaixa, uma faixa totalmente dedicada ao tráfego de ciclistas. “Precisamos nos modernizar, adequar a avenida para que os veículos, os pedestres e os ciclistas possam ter seu espaço. É um grande projeto, que vai melhorar o trânsito, garantir mais segurança e valorizar muito o local”, ressalta Petrica.

Sobre a Avenida Emílio Checchinato
A revitalização da Avenida Emílio Checchinato, uma das mais importantes do município, conta com cerca de R$ 10 milhões de investimento e o projeto foi concebido para qualificar o espaço público, de forma que carros, ciclistas e pedestres possam transitar com segurança. O pavimento das calçadas será unificado, facilitando a locomoção. Também será criada uma faixa exclusiva para circulação de ciclistas ao longo de toda a avenida, com sinalização apropriada e visando a segurança. Nas passagens dos córregos Piracatu e Lagoa, será feita nova drenagem, para que possa ser realizada uma reforçada pavimentação asfáltica, e toda a avenida receberá o plantio de árvores e implantação de iluminação ornamental. A obra é mais uma das realizações previstas no Programa de Ações e Desenvolvimento de Itupeva (PADI), que conta com mais de R$ 315 milhões de investimentos na cidade, o maior da história de Itupeva.