Moradores aprovam drenagem no Jardim Samambaia

Por em 26 de setembro de 2014
Jornal de Itupeva

O maior investimento em combate às enchentes da história de Itupeva, lançado pelo prefeito Ricardo Bocalon, começa a dar resultados positivos.

O Sistema de drenagem implantado pela Prefeitura de Itupeva no Jardim Samambaia respondeu positivamente frente à chuva que caiu no município na tarde de hoje, sexta-feira (26).

A equipe de reportagem do Jornal de Itupeva passou pelo bairro no momento da forte chuva e notou sinais de eficiência do Sistema de Drenagem. Alguns moradores, praticamente acostumados com os constantes alagamentos, elogiaram obra que faz parte das ações, determinadas pelo Prefeito Ricardo Bocalon, para eliminar um grave problema na região, principalmente na rua Cabreúva, onde os moradores registram um triste histórico de alagamento que já dura décadas.

Antes das obras, realizadas pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, as águas pluviais se represavam e invadiam as casas, levando muita tristeza para os moradores que perdiam praticamente tudo que tinham em casa.

Pontes em Arco

Outro fator que contribuiu para o escoamento das águas pluviais na região foram as pontes em forma de arco, instaladas recentemente pela Prefeitura Municipal. A antiga ponte era horizontal e ficava praticamente no nível do córrego represando a água que voltava para as ruas. Com as novas pontes, a água escoa livremente, garantindo uma boa vasão.

A ponte antiga represava a água. Já a nova, em forma de arco, dá maior vazão.

Trabalho Conjunto

Uma força tarefa, envolvendo Conselho Municipal de Defesa Civil (COMDEC), Divisão Municipal de Trânsito e Guarda Municipal, foi montada para o acompanhamento da chuva em praticamente todos os pontos críticos do município.

Segundo Rony Christo Oliveira, coordenador do COMDEC, “o Sistema de drenagem construído pela Prefeitura mostrou eficiência para o volume registrado de chuva na tarde de hoje (sexta-feira). A drenagem que fica localizada na região dos fundos da Rua Cabreúva apresentou uma rápida vazão, não sendo registrado nenhum acúmulo de água”, disse.

A Defesa Civil Municipal permaneceu atenta aos índices pluviométricos, registrados com recursos tecnológicos automáticos para a aferição do índice da chuva que chegou a 25mm no acúmulo de quatro horas, o que representa que Itupeva está dentro do previsto, não sendo observados nenhuma ocorrência.

Chuvas ainda muito mais fortes foram registradas em cidades da região, como Elias Fausto, Sorocaba e Paulínia, porém, Itupeva ficou fora desta rota.

Na foto acima, o córrego que passa pelos fundos do Jardim Samambaia antes e durante a forte chuva. O Sistema de drenagem foi suficiente para dar um bom escoamento às águas, que não alagaram o bairro.