Itupeva decreta feriado no Dia da Consciência Negra

Por em 12 de novembro de 2014
Ilustração

A Câmara Municipal de Itupeva aprovou por unanimidade, em Sessão Extraordinária, realizada na noite de ontem, terça-feira, dia 11 de novembro, o Projeto de Lei nº 1.578, de autoria do Prefeito Municipal, Ricardo Bocalon, que institui o dia 20 de novembro como Feriado Municipal, comemorativo ao “Dia da Consciência Negra”.

Com a aprovação do Decreto, fica suspenso o expediente nas repartições públicas sediadas no Município de Itupeva no dia 20 de novembro de 2014 – quinta-feira, Dia da Consciência Negra.

Segundo o Prefeito Ricardo Bocalon, as repartições públicas que prestam serviços essenciais e de interesse público, que tenham o funcionamento ininterrupto, terão expediente normal no dia mencionado neste decreto.

Data comemorativa
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, que foi o último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares.

Comemorado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, a data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional. Contudo, somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

A data já era feriado oficial em 1.047 cidades brasileiras, sendo Itupeva a 1.048º município que considera o Dia da Consciência Negra como feriado municipal.