Itupeva viaja para Bauru na próxima terça

Por em 15 de novembro de 2014
Divulgação

Depois de uma série de conquistas nos Regionais, os atletas de Itupeva partem do Parque da Cidade na manhã da próxima terça-feira, 18 para Bauru querendo ampliar suas medalhas nos Jogos Abertos

Após fazer historia na 58ª edição dos Jogos Regionais que aconteceram em junho na cidade e Sorocaba, onde os atletas itupevenses conquistaram a inédita 5ª colocação no geral, Itupeva quer fazer história em Bauru nos Jogos Abertos do Interior, que será de 17 a 29 deste mês.

Com a maior delegação de sua história Itupeva vai levar para esta edição dos Abertos um total de 96 atletas, com a comissão técnica o número chega a 115, um recorde para a cidade.

“É um orgulho sem tamanho saber que onde estiver acontecendo uma competição, seja ela em quadra de areia, na pista, cancha, piscina, quadra (salão), tablado, tabuleiro e tatame lá vai estar um atleta que representará Itupeva, eles estão atravessando as fronteiras de nossa região e levar o nome de Itupeva para competições desse porte, mostrando o valor que nossa cidade e população têm”, disse o prefeito de Itupeva e presidente do aglomerado Urbano de Jundiaí, Ricardo Bocalon.

Para o Secretário municipal de Esportes e Lazer, Juarez Pereira Gomes, a vontade de cada um da delegação formada por 115 pessoas, entre atletas e membros da comissão técnica, de defender a bandeira da cidade:

“Quando nós saímos de Itupeva para a disputa de algo a última coisa que nós pensamos é em fazer historia e sim que nós carregamos para onde o esporte nos levar a responsabilidade de respeitar de forma honrosa e digna quase 52 mil pessoas, fazer história é apenas a consequência dessa filosofia de dar o seu melhor por Itupeva e esse será o espirito de cada atleta nosso em Bauru.”.

Os 96 atletas de Itupeva se juntam no dia 17 aos mais de 22 mil desportistas de 224 cidades de todo Estado de São Paulo para a disputa da 78ª edição dos Abertos, competição que é considerada uma das maiores da América Latina e democrática por juntar atletas profissionais e amadores.

A cidade terá representantes em 11 modalidades, de esportes individuais e coletivos: Judô, atletismo, Natação, caratê, ginástica artística, basquete, tênis de campo, futsal, bocha, vôlei de praia e biribol.

Judô

Ao lado do caratê o judô é a modalidade que mais traz medalhas para Itupeva em Regionais, nesta edição foi a que mais levou a bandeira de Itupeva para o pódio, em um total de 16 medalhas conquistadas ficando em terceiro lugar em equipes no feminino e no masculino e com isso levará 32 atletas, 15 mulheres e 17 homens para os Abertos, no final de novembro.

Atletismo, natação e PCD

Se o judô foi à modalidade que trouxe mais medalhas para Itupeva, o PCD, Pessoas Com Deficiência, uma das novidades de Itupeva nesta edição dos Regionais, se dividiram entre o atletismo e a natação e levaram o nome da cidade ao pódio 17 vezes, classificando para os Abertos 5 atletas, Dayane Valle no arremesso de dardo, disco e peso, Kleber Antonio Del Rio na corrida de 200m e no salto em distancia, Ozimar de Oliveira Caio no arremesso de disco e na corrida de 1500m e no nado 100m de costas e Sandro Rogério de Souza no nado 50m livre.

Caratê

Acostumada a representar bem as cores de Itupeva nos tatames dos Regionais, a modalidade do caratê terá um atleta nos Abertos, o carateca Marcelo que ficou com o ouro na categoria até 80 kg.

Ginástica artística

Deixando boa impressão no primeiro dia de competições, depois de terem chegado perto 3 vezes do pódio, o segundo coroou o desempenho dos ginastas itupevenses com duas medalhas. Por equipes, Itupeva ficou com o bronze e o atleta Paulo Vieira que já tinha ficado em 4º lugar nas argolas e nas paralelas subiu no lugar mais alto do pódio ficando com o ouro no solo. Com estes resultados Itupeva terá pela primeira vez representantes da ginástica nos Abertos, com a equipe masculina e Paulo Vieira no solo.

Basquete

A medalha de bronze que as meninas do basquete conquistaram sobre Itu teve peso de ouro e permitiu mais uma vez o basquete feminino de Itupeva ir para os Abertos, no ano passado chegou até as quartas-de-final e nesta edição tem a chance de repetir a campanha.

Tênis de Campo

Pelo segundo ano consecutivo às meninas do tênis de campo de Itupeva se classificaram para os Abertos após o ouro nos Regionais. A dupla Rachel Iotte e Pei Ju Chien foram superando uma equipe após a outra, São Roque, as favoritas Jundiaí e na final as donas da casa, Sorocaba, e vencerem os dois duelos.

Futsal

Após o sonho vivido enfrentar a equipe de Sorocaba, com Falcão e companhia, nas semifinais os meninos do futsal itupevense realizaram mais um sonho ao conquistarem o bronze após vencerem Boituva por 6 x 2 e garantiram a vaga para Bauru.

Bocha

Vivendo um ano de grandes conquistas, antes dos senhores da bocha de Itupeva garantirem vaga na final da Liga Ituana eles conquistaram o bronze nos Regionais diante da equipe de Pirapora de Bom Jesus ao vencerem por 2 x 0 (18×10 e 18×12) e agora chegam com chances em Bauru.

Vôlei de Praia

As meninas das areias de Itupeva chegaram aos Abertos após eliminarem as vizinhas de Jundiaí, a dupla itupevense Renata e Andreza disputaram do ouro e tendo a dura missão de jogar contra Sorocaba na casa adversária, mesmo ficando com a prata após perder a final por 2 x 0 (18×16 e 18 x 5).

Biribol

Após a segunda medalha de prata em 2 anos o biribol masculino será um dos representantes de Itupeva pela segunda edição consecutiva dos Abertos. Depois de uma série de vitórias eliminando equipes como Sorocaba e Jundiaí, os meninos itupevenses fizeram uma partida equilibrada diante de Itu, mas no final sucumbiram para os atuais campeões, que venceram por 3 x 1.

Thales Mileto