Começa a pavimentação na Avenida Emílio Checchinato

Por em 20 de dezembro de 2014
Jornal de Itupeva

A Prefeitura deu início à pavimentação da avenida Emílio Checchinato, que está passando por uma completa modernização. Depois de receber o completo sistema de drenagem, o primeiro trecho, que vai da Praça São Paulo até o Parque da Cidade, entra na segunda fase da obra, que é a nova pavimentação, para, em seguida, receber o acabamento, com nova sinalização, pintura da ciclofaixa, arborização e iluminação decorativas.

“Essa obra da Emílio é uma das mais importantes da cidade no setor de mobilidade urbana. A avenida vai servir de referência no assunto, não só para nossa cidade, mas para a toda a região. Estamos iniciando a segunda fase no trecho, com a pavimentação. A primeira fase foi a mais complicada, porque a via não tinha sistema de drenagem, mas fizemos questão de realizar essa melhoria para diminuir consideravelmente os riscos de enchentes no local”, aponta o prefeito de Itupeva e presidente do Aglomerado Urbano Jundiaí (AUJ), Ricardo Bocalon

A revitalização da Avenida Emílio Checchinato, uma das mais importantes do município, é uma das grandes obras da Prefeitura em andamento. A modernização da via vai beneficiar muito o trânsito na cidade, além de garantir mais segurança para os pedestres e ciclistas. O investimento é de cerca de R$ 10 milhões e o projeto foi concebido para qualificar o espaço público, de forma que carros, ciclistas e pedestres possam transitar com segurança. O pavimento das calçadas será unificado, facilitando a locomoção. Também será criada uma faixa exclusiva para circulação de ciclistas ao longo de toda a avenida, com sinalização apropriada e visando a segurança. Nas passagens dos córregos Piracatu e Lagoa, será feita nova drenagem, para que possa ser realizada uma reforçada pavimentação asfáltica, e toda a avenida receberá o plantio de árvores e implantação de iluminação ornamental. É um projeto que foi concebido pensando em priorizar os pedestres e o trânsito dos ciclistas, sem deixar de valorizar o tráfego urbano de veículos automotivos e respeitando espaços para o transporte público.

Mais obras do Plano de Pavimentação

O Plano de Pavimentação, obra do PADI – Programa de Ações e Desenvolvimento de Itupeva, é uma grande realização da Prefeitura, que tem por objetivo revitalizar com nova pavimentação asfáltica e sinalização mais de 50 ruas da cidade. A obra já passou pelo bairro Rio das Pedras, por algumas ruas do Parque das Hortênsias e, atualmente, está sendo executada em duas das principais vias da cidade, a Avenida Brasil e a Rua Emancipadores do Município. São cerca de R$ 6 milhões em investimentos.

Avenida Brasil

Além da avenida Emílio Checchinato, a avenida Brasil é outra via que está recebendo pavimentação e nova sinalização. Iniciada há menos de um mês, a obra de pavimentação asfáltica da Avenida Brasil já foi concluída em boa parte da via e segue em ritmo acelerado. Nessa última semana, foi concluído o trecho que se encontra com a Rua Emancipadores do Município e iniciado o trecho que compreende as ruas do Centro da cidade.

Rua Emancipadores do Município

Outra importante via também incluída no Plano de Pavimentação, a rua Emancipadores do Município passa pela sua segunda revitalização em um período de pouco mais de um ano, já que, em 2013, a Prefeitura alargou a via, melhorando o fluxo do trânsito, e fechou o retorno próximo a avenida Brasil, além de instalar mais um semáforo onde a rua se encontra com a rodovia, o que deixou o tráfego fluindo melhor. Também foram instaladas lombo-faixas, que garantem mais segurança aos pedestres na travessia e câmeras de monitoramento.

Agora a Prefeitura está realizando nova pavimentação na via e revitalizando esse que é um importante ponto de acesso da cidade. A obra também está com ritmo acelerado e deve ser finalizada já nos próximos dias.