Bocalon anuncia mais obras para os 50 anos de Itupeva

Por em 28 de dezembro de 2014
Jornal de Itupeva

“Muito trabalho”: foi assim que o prefeito de Itupeva e presidente do Aglomerado Urbano de Jundiaí, Ricardo Bocalon, definiu tanto o ano de 2014 quanto o novo ano que vem por aí: 2015. 

O prefeito recebeu a reportagem do Jornal de Itupeva em seu gabinete, na última semana. Na mesa, além de muitos projetos, uma foto da família e uma carta de um morador.

“Isso me enche de satisfação, esta proximidade com o povo. A população de Itupeva é muito participativa, muito acolhedora, é um povo muito trabalhador e valoroso. Além de receber o povo no gabinete, toda terça-feira; além das plenárias e do Programa “Prefeito nos Bairros”, o povo me liga, me manda cartas, mensagens, whats, etc. Essa interação é muito importante para toda a cidade.”, afirmou o prefeito, que neste clima de trabalho e cordialidade respondeu às perguntas do Jornal de Itupeva”.

Bocalon, como podemos definir o ano de 2014, para Itupeva?

“Nesse último ano, o segundo dessa Administração, tivemos muitas realizações para se comemorar. Nosso objetivo sempre foi equilibrar o crescimento social da população com o crescimento econômico e industrial da cidade, porque Itupeva teve um bom crescimento nesses setores nos anos anteriores, mas o crescimento social não acompanhou, prova disso são as vagas nas creches, que antes eram cerca de 500 e com mais de mil crianças na fila de espera. Em menos de dois anos dobramos as vagas nas creches para garantir dignidade e oportunidade para as mães trabalhadoras na nossa cidade. Isso é investir no social. Então, o que estamos realizando é equilibrar esse crescimento, investir para que a cidade continue se desenvolvendo industrial e financeiramente, mas sem deixar de lado o desenvolvimento social”.

Quais os principais pontos que podem ser citados esse ano?

EDUCAÇÃO 

“Na educação, que é um dos nossos focos no município, inauguramos a primeira escola integral da cidade, no Jardim Vitória, que se tornou uma referência e teve uma aprovação muito grande de alunos e pais. Algumas pessoas me questionam usando de maldade dizendo que eu fiz apenas uma escola integral, é verdade, eu queria estar inaugurando a décima escola integral da cidade, mas infelizmente, ninguém fez nenhuma antes de mim, passaram 49 anos e a cidade nunca teve uma escola integral, então, eu tive que fazer a primeira por que antes de mim, ninguém nunca tinha feito. E em breve, pode ter certeza, que outras serão inauguradas. 

Também ampliamos a grade escolar com novas disciplinas, de inglês, música, capoeira e filosofia e para o próximo ano vamos introduzir também robótica, uma novidade que raramente alguma rede pública possui, além de laboratório de ciências. Garanto ao povo de Itupeva que dificilmente, em qualquer cidade do Brasil, há uma escola municipal que tenha uma grade como essa, pode ter certeza que temos uma das melhores grades escolares municipal do Brasil! É até mesmo difícil encontrar em escolas particulares uma grade tão completa como a nossa, com capoeira, inglês, filosofia, música e agora robótica. Pode procurar. Esse investimento que estamos fazendo na criança, nos alunos, com essas disciplinas, com certeza fará Itupeva ter uma sociedade melhor. Preciso destacar, também, que essas novas disciplinas são dadas por professores especialistas e nossos professores de sala hoje tem 1/3 de seu horário de serviço direcionada para a sua formação, uma das primeiras cidades do país a cumprir essa Lei. Itupeva, certamente, está avançando muito na educação e graças a tudo isto estamos sendo procurados por cidades do Brasil e do mundo para ver nossas experiências e utilizar nosso modelo de educação como exemplo.

E agora, graças a um esforço conjunto da Secretaria de educação, todas as crianças almoçam na escola e graças a este esforço, hoje, com a municipalização da merenda, triplicou o consumo, pois as crianças recebem a merenda na hora adequada e com qualidade. Pode ir na escola, você pai e mãe que têm filho na rede, e conferir a qualidade da merenda. Os alunos estão aprovando cada vez mais a alimentação que também tem grande aprovação dos pais.

Também tivemos o programa Primeiríssima Infância, o qual fomos pioneiros, em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), premiado como projeto mais inovador na segunda edição do Prêmio ALAS-BID, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Fundação América Latina en Acción Solidaria (ALAS), em evento realizado em Washington, nos Estados Unidos.

Todos os alunos também recebem material e uniforme da Prefeitura, contam com transporte escolar com segurança e monitoras e implantamos o Sistema SESI de Ensino na rede, uma referência nacional. Nas creches, conseguimos dobrar o número de vagas, aumentando de 585 em 2012 para 1064 em 2014. Vale lembrar que colocamos 90 novos educadores infantis na rede além de dobrar os salários dos educadores já em atividade, esta mudança possibilitou chegar a este grande avanço no número vagas, que foi dobrado em dois anos, ou seja, em dois anos geramos o mesmo número de vagas que foi gerado em 47 anos de cidade! Valorizando os educadores e provendo melhorias para nossos alunos.

Gostaria muito que todas as crianças estivessem nas creches, mas, como vocês podem ver, este foi o primeiro governo que olhou para as crianças e que tem encarado de frente as creches na cidade e o primeiro que tem feito acontecer nesta área. Além disso, esse número de vagas ainda vai aumentar muito, com 3 novas creches que vão começar a funcionar em breve.

Itupeva teve crescimento acima da meta projetada para a cidade no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. A cidade saiu de 5,6 em 2011 para alcançar 6,2 pontos em 2013, acima dos 5,8 projetados na meta. Também temos projeto de que mais escolas tenham período integral e continuar investindo na valorização do corpo docente, que recebe capacitação, reajuste salarial adequado (em 2 anos, algumas categorias chegaram a 26% de aumento) e bailes anuais de confraternização”.

SAÚDE 

“Inauguramos em março o Pronto Socorro Infantil – PSI, um espaço totalmente dedicado ao atendimento de crianças e adolescentes. Antes nossas crianças eram atendidas em um espaço que não era exclusivo para elas, junto com adultos e sujeitas a dividir vagas com pessoas de todas as idades, hoje, graças ao nosso investimento na saúde, nossas crianças têm um espaço dedicado exclusivamente para elas. Além de pediatras de plantão e equipe de enfermagem, o PSI atende 24h, é totalmente preparado para o atendimento de urgência e emergência, oferecendo estrutura moderna e atendimento humanizado em pediatria. O PSI era um dos principais compromissos assumidos pela atual administração e hoje Itupeva é uma das únicas cidades do Brasil, com menos de 80 mil habitantes, que conta com Pronto Socorro Infantil com toda esta estrutura.

Minha primeira ação como prefeito foi na área da saúde, assim que assumi, logo na primeira semana, aumentei o número de médicos que atendia no hospital da cidade e implementei outras melhorias, ainda naquela semana. E os investimentos não pararam até hoje e nunca vai parar. Investimos na melhoria do hospital, dia-a-dia. Tanto que antes, o hospital realizava cerca de 200 atendimentos por dia é hoje já são mais de 600. São pessoas de todas as cidades vizinhas, como Cabreuva, Louveira e Jundiaí, que vem procurar atendimento em nosso hospital, em Itupeva. Como disse, nossos investimentos na melhoria do hospital são constantes e este ano o espaço foi ampliado com novo refeitório, cozinha e laboratório, além da reforma do telhado, pintura do prédio, entre outras melhorias. Também foram adquiridos equipamentos como poltronas mais confortáveis e, recentemente, o Hospital ganhou um Raio-X digital e um aparelho de ultrassonografia, que garante maior qualidade dos serviços, agilidade, economia e responsabilidade ambiental.

O quadro médico foi aumentado, na rede básica foram 11 novos médicos, sendo 7 deles conquistados pelo programa Federal “Mais Médicos”, que atendem nas UBS”. 

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

“Esta também foi uma conquista fantástica para a cidade. Inauguramos a ‘Casa Abrigo’, e agora as crianças têm um lugar seguro e confortável para serem acolhidas aqui mesmo na cidade, em um local com atividades para tornar a estadia mais agradável e com profissionais capacitados e preparados para cuidar dos jovens. Elas, hoje, não precisam mais ir para outras cidades e podem receber todos os cuidados necessários aqui mesmo em Itupeva.

Também inauguramos o Posto de Atendimento e Desenvolvimento Social, um novo local, com melhor estrutura e mais organizado para atender à população, além de gerar economia no investimento do dinheiro público”.  

ESPORTE

“No esporte, lazer e cultura, também foram muitos investimentos. Itupeva conquistou a melhor colocação de sua história nos Jogos Regionais e nos Abertos, graças ao incentivo aos atletas da cidade. A melhor idade recebe atenção especial, com atividades esportivas e de lazer, sempre apoiadas pela Prefeitura”.

NOVAS MÁQUINAS 

“Adquirimos, nesse último ano, 16 máquinas de grande porte para serem utilizadas nos serviços de infraestrutura da cidade. Dentre eles, 11 caminhões, 4 máquinas e uma usina móvel de asfalto. Investimentos de mais de R$ 3,8 milhões que deixam a secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade equipada. Graças a este trabalho, importantes obras de manutenção foram realizadas em toda a cidade com mais agilidade, rapidez e eficiência”.

SUBSÍDIOS AOS AGRICULTORES 

“Os agricultores, pela primeira vez na história, principalmente os pequenos produtores rurais, receberam vários incentivos, como o subsídio de 50% do seguro agrícola e também foi criada, em parceria com o SENAR, a Feira do Produtor Rural”.

COMBATE ÀS ENCHENTES 

“Este ano, tivemos uma estiagem que abalou o fornecimento de água em todos os estados. Muitos municípios próximos de nós sofreram, e muito, com o racionamento e a falta de água. Em Itupeva, graças a um trabalho imenso em parceria com a Sabesp, Itupeva não teve racionamento. Fizemos parcerias com os proprietários de terrenos com lagos, além de outras ações que garantiram água para a cidade. Não posso esquecer que, neste ano, também conquistamos uma marca impressionante, temos o primeiro trecho de rio despoluído do estado de São Paulo, tudo graças a esta parceria entre a Prefeitura e Sabesp.

Quanto ao período das chuvas, realizamos e ainda estamos trabalhando nesta ação o maior investimento da história de Itupeva no combate a enchentes. São mais de R$ 6 milhões no Plano de Combate a Enchentes e tratam desde manutenção e limpeza constante dos córregos, até obras completas, como no córrego da Lagoa, que vai ter a vazão aumentada em quase três vezes; bolsões para aumentar a quantidade de água suportada durantes as chuvas; drenagem na avenida Emílio Checchinato, além de obras na rua Cabreúva. Este foi o primeiro governo da história a olhar pelo povo do Jardim Samambaia, que sempre sofreu muito com as enchentes. Fizemos um trabalho imenso no córrego Piracatu, que passa atrás do bairro. Entre outras ações, aumentamos a vazão e os moradores já perceberam as mudanças e vamos continuar trabalhando todos os dias para garantir segurança aos moradores e deixar o risco de enchentes próximo de zero”.

MORADIAS POPULARES 

“Tivemos um trabalho imenso para regularizar tudo, adaptar as leis, já que antes não era permitido fazer habitação popular na cidade, pois a lei não permitia certos tipos de medida de terreno, o que inviabilizava qualquer projeto de habitação popular. Esta é e será uma das maiores conquistas da história de Itupeva e o maior plano habitacional da cidade. As cartas já estão no Correio e, agora, todos aqueles que se inscreveram, vão receber todas as informações sobre o projeto. E quero assumir um compromisso com o povo da cidade: As obras das habitações populares começam este ano (2015).

Hoje está tudo certo, aprovado no Governo Federal e no Governo Estadual, estamos apenas aguardando a liberação da Caixa para dar início nas obras. São mais de mil casas que serão construídas e entregues para a população. Mais de 5 mil famílias se cadastraram no programa e, podem ter certeza, logo receberão em suas casas as cartas com os próximos passos”.

PARQUE DA CIDADE 

“Graças ao investimento que fizemos, hoje, o parque da cidade é o ponto de encontro da família de Itupeva. Assim que assumi, vi que precisávamos disso: transformar o parque no ponto de encontro da família. Para isso, implantamos toda a iluminação do parque, que antes não tinha, ampliamos a iluminação também da área externa do parque. Construímos os banheiros e os bebedouros, fizemos a cerca em volta do lago para aumentar a segurança das crianças e da família e ampliamos o horário de funcionamento, que antes era até às 18 horas apenas.

Mas ainda precisava fazer mais e lancei um desafio aos feirantes da cidade que, na época, todos lembram, eram apenas alguns poucos que ficavam aos domingos na Praça da Bíblia. Chamei todos em meu gabinete e propus a criação do “Domingo de Lazer no Parque”, um espaço para a família, com a feira aos domingos no parque, brinquedos para as crianças e diversas atividades promovidas por várias Secretarias da Prefeitura no parque. Tudo de graça para o povo. E foi e está sendo um sucesso, todos os domingos mais de duas mil pessoas participam das atividades do domingo de lazer.

E o trabalho não parou. Lancei um novo desafio: fazer uma Feira no Parque nas quartas à noite. Novamente, muitos não acreditaram, então eu disse, pode fazer! Se for feito com organização e se for bem feito, o povo de Itupeva comparece, pois é um povo trabalhador e participativo. E adivinha, na inauguração da feira noturna, mais de 8 mil pessoas estiveram presentes e às 20h os feirantes já haviam vendido tudo! Foi um sucesso total. Hoje, mais de 3 mil pessoas passam toda às quartas na feira, um espaço para toda família. 

Este ano, o Parque da Cidade recebeu também nova iluminação e um novo local para realização de eventos, inaugurado com a Festa Julina, que atraiu milhares de pessoas”.

Bocalon, hoje nos vemos várias obras pela cidade. Como está o andamento destas obras? 

“Olha, eu sei que muitas vezes, por conta das obras, o trânsito na cidade fica meio lento, mas estes incômodos, às vezes, são necessários, pois estas obras vão trazer muitos benefícios para a cidade. É igual quando a gente reforma a casa da gente, quem já passou por esta situação sabe o que estou falando. Uma reforma sempre trás transtornos, suja a nossa casa e muda a rotina. Às vezes, a reforma fica maior que a gente pensou, pois sempre surge um imprevisto aqui, uma parede fora de esquadro ali e assim por diante, mas depois de pronto compensa e a gente fica com a sensação que valeu a pena. Assim também é na cidade, lógico, numa proporção bem maior, mas pode ter certeza que assim como toda reforma gera transtorno, depois tudo fica lindo. Estas obras são muito importantes e valem muito a pena. Veja, há 10 anos atrás, Itupeva tinha cerca de 10 mil veículos, hoje são mais de 40 mil, e as vias continuam as mesmas, precisamos fazer uma mudança na mobilidade da cidade e criar novas vias de acesso e anéis viários para melhorar o fluxo de carros na cidade. 

Podemos dizer que Itupeva é um verdadeiro canteiro de obras, tantas são as que estão sendo realizadas. A avenida Emílio Checchinato, uma das mais importantes do município, está recebendo uma grande e complexa obra de modernização, com cerca de 10 milhões de investimentos. As obras incluem um completo sistema de drenagem, coisa que não existia; nova pavimentação; calçadas padronizadas; arborização e moderna iluminação; e uma ciclofaixa que vai beneficiar o transporte alternativo, oferecendo opções de mobilidade urbana com segurança e qualidade. Assim que tudo estiver concluído, a avenida será uma das mais modernas, seguras e bem estruturadas de nossa cidade e uma referência em mobilidade urbana.

Outra importante avenida, a Brasil, recebeu agora no fim do ano, nova pavimentação e também receberá nova sinalização. Mais uma ação que vai beneficiar, não apenas os motoristas que trafegam pelo local, como também garantir maior segurança para pedestres, além de modernizar uma das mais movimentadas vias do município.

Também estamos realizando um plano de pavimentação que vai beneficiar mais de 50 ruas e vários bairros da cidade, já tendo sido realizado no Rio das Pedras e iniciado no Parque das Hortênsias. O plano visa renovar a pavimentação asfáltica da cidade, que é bastante antiga”.

HERMENEGILDO TONOLI

Prefeito, e a Rodovia Vice-prefeito Hermenegildo Tonolli, recebeu novo asfalto e, enfim, saíram as passarelas?

“Desde que assumi, tenho cobrado muito o Governo do estado para a retomada das obras da rodovia Vice-prefeito Hermenegildo Tonolli. Pode olhar ai nos arquivos do Jornal, toda vez que encontrava com o Alckmin cobrava providências para a rodovia, até que ele me garantiu, na frente da imprensa, que as obras seriam retomadas. Foi uma grande conquista para o povo de Itupeva, a rodovia ganhou nova pavimentação, que a deixou livre de buracos; nova sinalização e radares de velocidade, para garantir a segurança dos motoristas; e as passarelas que hoje oferecem travessia segura aos pedestres”.

FÓRUM

Bocalon, depois de 49 anos, Itupeva enfim conquistou sua independência jurídica?

“Olha, foi um trabalho incessante para que esta conquista se realizasse e eu fiquei, particularmente, muito feliz quando o fórum foi inaugurado. O Fórum “Desembargador Paulo Sérgio Fernandes de Oliveira”, era uma reivindicação antiga da cidade e uma questão social, afinal, agora, o povo pode resolver suas questões jurídicas aqui na cidade, garantindo a toda a população o acesso à justiça, sem que para isso precise se locomover para outra cidade. É uma das maiores conquistas para a cidade desde a sua emancipação”. 

E o Natal Iluminado foi mesmo um sucesso?

“O Natal Iluminado no Parque chegou a sua segunda edição, como você mesmo noticiou, com visitação recorde. Mais de 80 mil pessoas estiveram visitando as atrações durante os 20 dias de evento. Trouxemos a magia do Natal para a cidade e graças a isso, muitos pais e mães que não podiam, muitas vezes levar os filhos para ver o Papai Noel e pagar para tirar uma foto, puderam levar os filhos no parque e tirar gratuitamente uma foto com o ‘bom velhinho’. Além disso, tinha o trenzinho natalino que levava as pessoas para um passeio na cidade, tudo de graça! E, um dos maiores sucessos neste ano foi o “Circo no Parque”. Todos os dias o circo teve lotação máxima, com apresentação circenses, de magia, malabarismo, tecido e palhaço. O circo encantou a cidade e aliado a magia do Natal lotou o parque da cidade de famílias que foram conferir a decoração com aroma de baunilha à máquina de neve e as várias apresentações culturais, todos os dias, e o melhor, tudo gratuito para a população, pois o povo de Itupeva merece cada vez mais opções de lazer e entretenimento para toda família”.

FESTA POPULAR

Prefeito, recebemos uma informação que o carnaval de Itupeva foi eleito um dos melhores carnavais de rua do interior do Estado de São Paulo, procede essa informação? Quais atrações estão preparadas para o próximo ano?

“Isso mesmo, uma operadora de telefonia móvel nos procurou o ano passado com esta informação e ficamos muito contentes, pois é uma festa pensada para a família de Itupeva, sempre com atrações para toda a família. Para o próximo ano (2015) teremos muitas novidades e grandes surpresas no carnaval, que será um dos mais animados da região com atrações que vão alegrar o povo de Itupeva. A escola de samba está preparando um desfile lindo e a Prefeitura uma festa ainda mais bonita para nossa cidade”.

E para comemorar os 50 anos de Itupeva, o que podemos esperar?

Preparamos uma série de novidades para 2015, vamos entregar várias obras, iniciar outras e preparar uma festa para todo o povo da cidade. Vamos entregar três novas creches, gerando mais 450 novas vagas e concluindo um dos meus compromissos de campanha, que era dobrar o número de creches na cidade. Nós vamos mais que dobrar e quase triplicar o número de vagas. Mas voltando, serão três novas creches.  A primeira, uma unidade modelo que vai seguir os padrões do Governo Federal, já inaugura agora nas comemorações do aniversário da cidade e está sendo construída no bairro de Monte Serrat. A obra vai beneficiar, e muito, todos os pais e mães daquele bairro e também de toda a cidade. Uma creche linda e toda equipada para cuidar das nossas crianças. As outras creches também já estão em obras no Bairro da Chave e Centro e em breve elas vão ser inauguradas.

O novo e refeito Ginásio de Esportes, localizado no Complexo Esportivo Dorival Raymundo, com novo acesso, quadra oficial para competições, sala de troféus e vestiários, além de reforma e manutenção de todo o prédio, desde a estrutura até a nova cobertura. Será um Complexo Esportivo moderno e de qualidade para os esportistas da cidade. O telhado já está finalizado e agora a obra vai seguir em ritmo acelerado, pois todos os problemas estruturais já foram resolvidos. A fundação do ginásio teve que ser toda refeita, pois assim que começamos as obras, constatamos que toda estrutura estava abalada, com sério risco caso não fosse reforçada e isto ocasionou o atraso das obras, pois não adiantava nada reformar o ginásio e manter uma estrutura defasada, afinal, o ginásio iria estar sem condições de segurança para os boleiros, diversas crianças e esportistas que utilizavam o espaço. Agora que este problema foi resolvido, o ginásio vai ficar não apenas novinho, mas seguro e adequado para todos. 

Vamos entregar também o Centro de Convivência do Idoso, que é um espaço de mais de 920m2, que vai acolher e integrar a melhor idade de Itupeva, com refeitório amplo, salão de beleza, sala de TV, biblioteca, academia, terapia ocupacional, salão de jogos e salão de festas. O local faz parte dos projetos de valorização da melhor idade, que desenvolve diversas atividades na cidade, sempre com o apoio e o incentivo da Prefeitura.

Também vamos entregar a ligação do Jardim Brasil com o residencial Santo Antônio, criando um novo acesso para a cidade. A obra faz parte de um grande projeto que vai criar anéis viários na cidade para desafogar o trânsito da região Central, criando novos acessos e caminhos para os bairros. Com eles também vamos resolver o trânsito pesado de caminhões que muitas vezes atrapalham o fluxo no Centro da cidade. Esta obra, que vai ser inaugurada agora em 2015, será a primeira fase deste grande projeto”. 

Gostaria de acrescentar mais algo prefeito?

“Só agradecer ao povo pela confiança e receptividade ao nosso governo. Temos trabalhado muito na cidade, atendido o povo e cuidando da população de Itupeva e por isso, só gostaria de agradecer a este povo valoroso que tem nos recebido muito bem.

Eu sei que alguns torcem para que nosso governo não dê certo e para que as obras não aconteçam. Estes ficam por aí falando um monte de besteiras e criando fofocas, mas eu costumo dizer que existem três pessoas muito famosas na cidade: o “ouvi dizer”; o “me falaram” e o “alguém de dentro, do lado do prefeito”, usando destas coisas, estes que não torcem pela cidade ficam espalhando mentiras por aí, mas se olhar o que foi feito nesses 2 anos e comparar com os outros anos, em tão curto espaço de tempo, quem foi que fez tudo isso por Itupeva? Não houve, na história, nenhum governo que em tão pouco tempo fez tanto pela nossa cidade. Lógico que ainda falta muitas coisas para nossa cidade, mas muito já foi feito. Itupeva cresce muito rápido e nem sempre o crescimento da população vem acompanhado do crescimento de orçamento da cidade, basta você comparar o orçamento de Vinhedo, que é de mais de R$ 332 milhões ou o de Louveira que é de mais de R$ 386 milhões. Mas isso tem sido um incentivo para trabalhar ainda mais. Tudo que assumi durante a campanha está sendo realizado, pode pegar meu material de campanha e conferir. Mas não dá para colocar tudo em ordem em apenas 2 anos. Agora, se você lembrar como a cidade era antes de 2013 e ver como ela está agora, vai ver que as coisas avançaram e vão avançar cada vez mais, mas sabemos que sempre vai ter os do contra, que não querem um governo popular e participativo na cidade, que ficam torcendo para as coisa darem erradas, torcendo contra seu próprio povo, pois tudo que fazemos é para o povo da cidade. Nada do que fazemos é para beneficiar este ou aquele, mas sim para beneficiar o povo de Itupeva. 

Ah, não posso esquecer que temos muitas outras obras em andamento para 2015, como o Parque Linear do Portal de Santa Fé, que será um dos parques mais bonitos da cidade, todo arborizado com pista de caminhada, iluminação, segurança, enfim, um espaço totalmente dedicado para a família. A reforma do Campo do Santa Fé, que foi uma das demandas do “Prefeito nos Bairros. Este projeto já está pronto e em breve as obras vão começar, criando um novo espaço de lazer naquela região, pois o atual campo está muito debilitado. Temos também o recape da estrada do Guacuri e do Parque dos Cafezais, que hoje estão muito ruim, mas um novo recape com uma nova sinalização será feito nestes bairros, beneficiando toda cidade. 

A Nelson Gulla, uma das importantes vias da cidade, também vai receber novo recape, sinalização e uma ciclovia que, aliado ao projeto da Emílio Checchinato, irá ligar o bairro Monte Serrat até o Parque das Hortênsias, com uma ciclovia linda para nossa cidade. Também o bairro do Quilombo terá um dos maiores investimentos de sua história, serão mais de R$ 1,6 milhões do PAC, para obras diversas naquela região, que irão trazer mais dignidade para o povo de uma das regiões mais históricas de Itupeva.

Não podemos esquecer da ETEC, que já conta com documento assinado confirmando a sua construção. A ETEC será a primeira Escola Técnica da história da cidade, que será administrada pelo Centro Paula Souza.

Por fim, já começamos a construção do Pronto Socorro 24h – UPA, no Centro da cidade. O serviço vai oferecer atendimento de urgência e emergência para os moradores, ajudando o trabalho do hospital e trazendo uma nova opção, mais acessível aos moradores para casos de urgência. A construção já está começando e Itupeva é uma das poucas cidades da região a contar com essa conquista. E no Portal de Santa Fé, no Guacuri e também no Bairro da Chave, novas UBS estão sendo reformadas e também teremos a construção da UBS do Pacaembu, unidades que vão beneficiar os moradores dessas regiões e de toda cidade. Enfim, muitas obras e novidades vêm por aí”.