Escolinha nos Bairros inicia trabalhos em 2015

Por em 18 de fevereiro de 2015
Jornal de Itupeva

Fevereiro marca o fim das férias e a volta das práticas esportivas a Itupeva.

Desde o inicio do mês, as 20 modalidades oferecidas pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, SMEL, entre atividades para a terceira idade e para pessoas com deficiências: motora e intelectual, voltaram às aulas.

Essa é uma ação que visa à manutenção do crescimento do esporte em Itupeva e faz parte do Projeto Escolinha nos Bairros, que leva a estrutura das atividades esportivas do centro, com professores, auxiliares, e o material esportivo, desde 2014, para as praças esportivas dos bairros.

“Existe a responsabilidade de nosso governo em dar oportunidade e principalmente levar qualidade de vida a todos. Trazer para os bairros toda a estrutura do esporte é aproximar a população do trabalho realizado e principalmente ajudar na construção do bom cidadão”, frisou o prefeito de Itupeva e presidente do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ), Ricardo Bocalon.

Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Juarez Pereira Gomes, a iniciativa tende a ajudar tanto na formação dos alunos como cidadãos como no desenvolvimento deles como atleta:

“Além do ganho que nós teremos na formação desses alunos como pessoas de bem, o projeto nos ajuda a manter viva a tradição que nossa cidade tem de revelar atletas, o que será de muita importância para a manutenção da qualidade no esporte de alto rendimento em Itupeva.”.

O projeto, que começou originalmente oferecendo 14 modalidades em 8 praças esportivas espalhadas por toda a cidade – atualmente o número de atividades esportivas passou para 20 – atende cerca de 2,7 mil crianças e adolescente na cidade.

As modalidades oferecidas são: atletismo (do Projeto PCD: Pessoas com Deficiência) basquete, caminhada da melhor idade, caratê, circo social, dança de salão, futebol, futsal, ginástica, ginástica olímpica, handebol, hidroginástica, judô, natação, pilates, tae-kwon-do, tênis de campo, voleibol, vôlei adaptado, vôlei de praia.

As inscrições para as Escolinhas acontecem na sede administrativa do Parque da Cidade, Centro, de terça a sexta-feira, das 8 às 17h, telefone de contato 4591-1214.

Novas modalidades

Desde o ano passado, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer passou a oferecer mais 6 modalidades em sua grade de aulas: atletismo (do Projeto PCD: Pessoas com Deficiência) circo social, dança de salão, judô, tênis de campo e vôlei de praia.

Destaque para o atletismo que vem sendo oferecido para pessoas com deficiência motora e intelectual.

Resultados do esporte em 2014

Após subir para a elite da Região Esportiva do estado de São Paulo nos Jogos Regionais, Itupeva não apenas conseguiu a manutenção, pela primeira vez na 1ª divisão dos Regionais, como o inédito 5º lugar com 46 medalhas, 140 pontos, o melhor resultado da cidade na competição.

Nos Abertos, Itupeva foi com a sua maior delegação, um total de um total de 85 atletas. Com a comissão técnica, o número chega a 106, um recorde para a cidade. Os frutos foram 5 medalhas e 10 posições acima da colocação de 2013, ficando com a 47ª colocação no quadro geral de pontos.