3º Dia do Campo Limpo apóia produtores rurais

Por em 26 de março de 2015
Jornal de Itupeva

Na última quarta-feira, 25, Prefeitura realizou, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Turismo, o Dia do Campo Limpo, que chegou à sua terceira edição trazendo facilidades para os produtores no descarte de embalagens vazias de agrotóxicos para encaminhá-las no local adequado, garantindo que ele seja feito de forma adequada e beneficie os agricultores que participarem.

O prefeito de Itupeva e presidente do Aglomerado Urbano Jundiaí (AUJ), Ricardo Bocalon, aponta que a iniciativa ajuda a preservar o ambiente ao mesmo tempo que valoriza e beneficia o agricultor da cidade:

“Temos de valorizar o produtor rural de nossa cidade e o Dia do Campo Limpo já está se tornando uma tradição anual. A colaboração de cada um também tem sido muito importante”.

Segundo o diretor do Departamento de Agricultura e Desenvolvimento Agrário, Mateus Stefano, a ação é de extrema importância, já que o ponto de descarte mais próximo fica em outra cidade:

“O agricultor precisa se deslocar até outra cidade para realizar o descarte. Com o Dia do Campo Limpo, nós atendendo à demanda dos produtores, eles podem trazer as embalagens até nós e a Prefeitura se responsabiliza em realizar o descarte. Essa é uma iniciativa importante para valorizar o produtor da cidade e também para ajudar na preservação”, explica.

José Roque Tonoli, produtor de uva, já participou das outras edições do Dia e aprova: “Ajuda bastante e é bem-vindo. É um apoio muito bom para os produtores”.

Também produtor de uva, Tiago Fernandes concorda: “Ajuda muito para descartar o acúmulo de embalagens no sítio”.
Agnaldo Kikuchi cultiva hortaliças e flores e aponta a facilidade que a iniciativa traz aos produtores: “Para gente é ótimo. Ter de levar em outro município é inviável, acaba gastando muito do nosso tempo, então essa ação está excelente”.

Outro produtor de uva, Ednilson Vanini classifica como “ótimo” o Dia do Campo Limpo e completa: “É muito mais rápido para nós, traz economia, poupa nosso tempo, tudo bem fácil, sem burocracia”.

De acordo com a Secretaria de Agricultura, foram arrecadados 3530 embalagens, entre rígidas e flexíveis; 2039 embalagens flexíveis e participação de 37 produtores, um aumento expressivo com relação ao ano passado, quando 29 produtores participaram da ação e foram arrecadadas para descarte 2785 embalagens.