Corinthians vence e convence em Itupeva

Por em 30 de março de 2015
Jornal de Itupeva

O evento começou às 10h com partida com a vitória do São Paulo Storm sobre a equipe do Vikings, shows, e coroado com o duelo entre Corinthians Steamrollers X Underdogs Football

Com mais de 3 mil pessoas na plateia, o ‘Encontro de Gingantes’ ganhou uma atmosfera especial no último domingo, 29, no Estádio Mário Milani, em Itupeva. O Corinthians Steamrollers, uma das maiores e mais conhecidas equipes de Futebol Americano do Brasil, se aproveitou do apoio da torcida e não tomou conhecimento do Underdogs Football, chegando a segunda vitória em 2 jogos pela IV Super Copa São Paulo, na Conferência Metropolitana Sul, fechando com estilo o mês de março.

“Sediamos pela primeira vez um jogo de futebol americano e sabemos que isso é um grande avanço para a diversidade esportiva no município. Essa é uma forma que encontramos de parabenizar a nossa cidade e popularizar uma modalidade diferente”, aponta o prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon.

Promovido pelo ator Alexandre Frota, recentemente nomeado Diretor de Marketing e Novos Negócios do Corinthians Steamrollers, “O Encontro de Gigantes” foi mais do que uma partida entre duas das principais equipes da Super Copa, foi um evento grandioso, seguindo os moldes dos grandes campeonatos americanos, onde o esporte é o número um na preferência da população.

Com início às 10h da manhã o evento contou com a partida preliminar entre São Paulo Storms e Vikings. Em seguida a equipe de ginástica acrobática de Itupeva fez uma apresentação antes da atração principal, o ‘Encontro de Gigantes’. Por volta das 13h as equipes entraram em campo para realizar o aquecimento e logo após foi realizada as execuções dos hinos municipal e nacional, queima de fogos, e entrega das flâmulas das mãos do prefeito, que também deu o pontapé inicial.

Encontro de Gigantes

Encontrando o Estádio Mário Milani de braços abertos após sofrer em Jundiaí para vencer o Ocelots, por 28 x 15, na primeira rodada da Super Copa São Paulo, o Corinthians teve em 2015 o seu melhor desempenho e venceu sem dificuldades o Underdogs por 37 x 6.

“A gente comandou a partida durante todo o tempo hoje, eliminamos os erros que nós tínhamos cometido na primeira partida e conseguimos conduzir o jogo bem”, destacou Fábio Marin, comandante corintiano após a vitória.

Sendo do primeiro ao último quarto superior dentro e fora de campo (apoiados pela torcida em grande parte corintiana), o Corinthians não ficou em nenhum momento atrás no placar, sendo ameaçado apenas no 1\4 após um touchdown o Urderdogs encostou no marcador, mesmo assim o primeiro tempo fechou em 15 x 6 para a equipe corintiana.

“O adversário se dedicou muito em campo, foram firmes, valorizaram a nossa vitória, mas nós acertamos tudo hoje, pontuamos bem, fizemos algumas experiências e conseguimos conduzir o resultado”, disse o técnico do Corinthians frisando a boa partida do Underdogs e o desempenho de seus comandados.

A performance da segunda etapa foi arrasadora e a equipe corintiana fez 22 pontos contra nenhum dos Underdogs fechando a partida em 37 x 6.

Com o resultado o Corinthians segue firme na disputa pela liderança da Conferência Metropolitana Sul com o São Paulo Storm, as duas equipes tem duas vitórias, já o Urderdogs se vê cada vez mais longe de uma vaga para as finais após a segunda derrota em 2 jogos.

A Super Copa São Paulo equivale a um Campeonato Paulista de Futebol Americano, conta com a participação de 22 clubes, divididos em quatro grupos, denominados como Conferências: Interior Leste, Interior Oeste, Metropolitana Norte e Metropolitana Sul.

O Corinthians está na Conferência Metropolitana Sul ao lado: Underdogs, Jundiaí Ocelots, São Paulo Storms, Osasco Soldiers e Vikings.

São Paulo Storm faz história em Itupeva

Jogando pela liderança o São Paulo Storm não teve piedade do Vikings e aplicou a maior goleada da história da competição, 104 x 0, chegando assim a duas vitórias na Super Copa sem sofrer um ponto e acumulando 133.

“Hoje conseguimos acertar algumas coisas que em outras partidas estavam faltando, simplesmente nós repetimos o que é feito nos treinamentos”, disse Daniel Clouston, técnico do São Paulo após a vitória arrasadora de seus comandados.
População

Se dizendo ‘fanática’ por praticas esportivas e acompanhada de seus 2 filhos, um amigo e uma amiga, Vera Lúcia da Silva, 48 anos, disse que não podia perder o evento:

“Eu sou uma fanática por jogos e queria vir aqui conhecer este esporte que eu só vejo na TV. É a primeira oportunidade que eu tenho para prestigiar uma partida dessa e está sendo maravilhoso.”.

Corintiano de carteirinha, Edson Santos, 40, foi ao estádio Mário Milani para acompanhar o seu time de coração: “Já conhecia o esporte, mas nunca fui de acompanha-lo, eu vim aqui mesmo pelo Corinthians, pois onde o timão está a torcida sempre está junto.”.

Diferentemente de Edson, João Guilherme, 24, mesmo sendo corintiano foi ao evento por causa de outra paixão, o futebol americano: “Eu já acompanho aqui no Brasil tanto a Super Copa São Paulo quanto o Touchdown (torneio que conta com equipes de 5 estados). Eu sou corintiano, mas hoje estou aqui para prestigiar o futebol americano.”.

Entre tantos corintianos tinha lugar também para os torcedores do Underdogs no Mário Milani, entre eles estava Cristina Paula, esposa do camisa 85 da equipe, Ricardo Santos, que diz ter encontrado em Itupeva uma das melhores estruturas: “Eles jogam em várias cidades do interior e eu vou a todas. Aqui é um dos melhores locais que eu vi para futebol americano no estado, normalmente eu vejo partidas em locais precários, mas em Itupeva o evento foi bem estruturado, oferecendo condições para os atletas darem o seu melhor, com um gramado em boas condições.”.

Impacto na Cidade

Como parte dos eventos comemorativos dos 50 anos de Itupeva, iniciados no dia 21 com o anúncio de várias inaugurações e novas obras pelo prefeito Bocalon, o “Encontro de Gigantes” busca valorizar o esporte na cidade, principalmente os atletas que praticam o futebol americano em Itupeva.

“Por ser um esporte pouco difundido em nosso país, ainda existe um desconhecimento por parte da maioria, mas o interesse tem crescido. Acredito que qualquer esporte é benéfico, é uma forma de incentivar, principalmente as crianças e oferecer um caminho saudável”, avalia Bocalon.

“É uma modalidade que está em crescimento no Brasil”, completa o Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Juarez Pereira Gomes, que frisa o legado que o evento pode deixar para o esporte em Itupeva:

“Não é a toa que nos últimos anos grandes Clubes como Corinthians, Portuguesa e Vasco têm equipes de futebol americano; realmente é uma modalidade que está em crescimento no Brasil. Existe um projeto realizado com o apoio da nossa Secretaria que oferece desde novembro do ano passado aulas dessa prática, e eu acredito que os jogos de domingo possam alavancar essa ação”.

“Podemos aproveitar a visibilidade de grandes times como o Steamrollers (Corinthians) para despertar o interesse de jovens e adultos” diz Fernando Antonio da Silva, jogador Jundiaí Ocelots, morador e idealizador do projeto em Itupeva. Ele ainda é otimista e termina dizendo “Porque não podemos acreditar que além do interesse essas pessoas não queiram aprender o futebol americano para que da próxima vez sejam eles em campo”, finaliza.

Quem quiser mais informações sobre a prática de futebol americano na cidade, pode entrar em contato com a secretaria de Esportes e Lazer, localizada no Parque da Cidade ou pelo telefone: 4591-1214.